A Guarda Civil Municipal de Bertioga salvou um bebê de apenas um mês que estava engasgado por volta das 17h do último domingo (13).
O incidente ocorreu durante patrulhamento no Portal da cidade, localizado na Avenida 19 de Maio, no bairro Albatróz.
A patrulheira Rosário foi a responsável por aplicar a manobra de Heimlich, uma técnica de emergência para desengasgo.
“Acalmei a mãe e iniciei a manobra, enquanto o guarda Hudson acionou o SAMU. Pouco depois, o bebê começou a reagir”, relatou Rosário.
A equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) constatou que a criança estava bem, mas ele foi encaminhado ao hospital para exames de rotina.
O INTS, responsável pela gestão do Hospital Municipal de Bertioga, informou que o bebê foi levado à unidade pelo SAMU para avaliação médica e recebeu alta em seguida.
A Secretária de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes, celebrou o desfecho positivo e destacou a importância do treinamento contínuo dos agentes da Guarda Civil.
“O curso de capacitação foi extenso e intenso. Ver a efetividade desse preparo em ações como essa nos mostra a importância desse investimento. Nosso compromisso é continuar garantindo que a capacitação e qualificação cheguem aos nossos servidores da segurança”, disse a secretária.