A Polícia Militar prendeu na noite desta quarta-feira (5) uma quadrilha suspeita de furtar fios de cobre no bairro Vila Santana, em Sumaré. De acordo com a PM, os agentes receberam uma denúncia informando sobre a presença de indivíduos realizando o corte de cabos na Rua Francisco Biancalana.
No local, os agentes perceberam que os suspeitos estavam cortando cabos de cobre de redes de telefonia. Questionados, os suspeitos informaram à polícia que não possuíam documentos nem nota fiscal para a realização do serviço.
Ainda segundo a polícia, os indivíduos estavam acompanhados por uma equipe do Departamento de Trânsito da Prefeitura, que alegaram ter recebido uma ordem de serviço para realizar a regulamentação do trânsito no local.
“A quadrilha é composta por cerca de 11 indivíduos, mas um deles conseguiu comprovar que era usado como laranja no esquema”, contou o PM Martis, que atendeu a ocorrência.
Os suspeitos são, em sua maioria, do estado do Rio de Janeiro, sendo apenas um de Sorocaba, no interior de São Paulo, e outro do Distrito Federal.
Representantes da empresa de telefonia que estiveram no local disseram que, na ação desta quarta-feira (5), a quadrilha chegou a cortar cabos no subsolo da Avenida Rebouças, na mesma região onde foram detidos, mas não conseguiram retirar o material.
A PM afirma que essa foi a segunda ação da mesma quadrilha em uma semana. Na anterior, o furto de cabos de telefonia ocorreu na última quinta-feira (30), e os suspeitos conseguiram levar o material sem serem descobertos. Embora não tenham sido presos, imagens de câmeras de segurança registraram a ação.
Continua após a publicidade
Nos vídeos, é possível ver como o bando atuava. Em uma cena, aparece o caminhão muque puxando os cabos do subsolo. Em outro momento, o bando aparece carregando a carreta que levou quase 5 toneladas de cabos, segundo a Polícia Militar (veja o vídeo)
Na outra ocasião, o crime foi cometido na mesma região deste último, mas ocorreu na rua da delegacia e ao lado da sede da empresa de telefonia responsável pelo serviço na cidade.