fbpx
Search
Close this search box.

Terminal BRT Mercado tem catracas vandalizadas

Imagens do circuito de segurança mostram a ação, registrada na noite de terça-feira (27)

O sistema de monitoramento e segurança gerenciado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) flagrou uma ocorrência de vandalismo às catracas eletrônicas do Terminal BRT Mercado na terça-feira (27). O caso foi registrado por volta das 23h50.

As imagens mostram um grupo de três pessoas que praticam evasão da tarifa, pulando as catracas e acessando o terminal pela área reservada às pessoas com mobilidade reduzida. Na sequência, um deles retorna e comete o ato de vandalismo, desferindo chutes e socos contra a catraca. Quando percebe que foi filmado, o vândalo ainda tenta danificar a câmera de segurança. Ele chega a jogar um extintor de incêndio no equipamento (veja o vídeo).

A Emdec registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. O funcionamento das catracas foi restabelecido por volta de 8h30 desta quarta-feira (28).

“São estruturas públicas e os atos de vandalismo interferem na rotina de quem precisa utilizar o transporte público diariamente. Esse tipo de comportamento resulta em prejuízos aos cofres públicos e prejudica a coletividade”, reforça o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

📲 Participe do canal VTV News no WhatsApp

Por mais que as equipes de segurança trabalhem para coibir, os criminosos insistem em vandalizar as estações BRT. Somente no Terminal BRT Mercado, são registradas entre três e cinco ocorrências por mês, entre pichações, atos de vandalismo e tentativas de furto.

Outra ação frequente é a prática de pichar as estruturas, como painéis de informação. Para coibir essas ocorrências, a Emdec lançou o projeto “BRT Arte”, que vem levando as artes urbanas para as estruturas BRT. Já receberam os grafites as estações BRS Concórdia, Maracanã e Santa Clara; além dos terminais BRT Mercado e Campos Elíseos e do viaduto da avenida Transamazônica. O projeto é desenvolvido com o apoio de artistas muralistas. Também devem receber o projeto as estações BRS do Ouro Verde e os terminais BRT Santa Lúcia e Ouro Verde.

Ações preventivas: sistema de monitoramento e rondas de segurança

As equipes de segurança patrimonial da Emdec coíbem, em média, duas ocorrências de furtos de fiação ou vandalismo por dia, principalmente no Corredor BRT Perimetral.

Essa abordagem ocorre a partir do sistema de monitoramento e segurança eletrônica (CFTV) adotado. A central fica instalada na sede da Emdec e, a partir desse monitoramento, as equipes se deslocam para os pontos.

Atualmente, 19 estações e terminais do BRT contam com o sistema de monitoramento por câmeras, que funciona 24 horas e, além da evasão, ajuda a identificar ações de vandalismo. Todos os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação. 

A ativação completa das câmeras do novo sistema foi comprometida em alguns pontos justamente por vandalismo ou tentativa de furtos de fiação elétrica, especialmente no eixo da avenida John Boyd Dunlop.

Como denunciar  

A população pode relatar atos de vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec – telefone 118, portal (www.emdec.com.br/faleconosco) e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.

Autor

Mais lidas

Corpo de jovem turista desaparecido em Mongaguá é reconhecido

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente do filho de apenas 10 anos

Advogado é baleado na cabeça após tentativa de assalto em Hortolândia

Quem é André Feldman, empresário que morreu após queda de helicóptero em Caieiras?

Praia Grande tem uma série de eventos para celebrar o aniversário

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.