Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Audiências sobre reforma tributária começam nesta semana no Senado

Debate será nesta terça-feira (29)
WhatsApp Image 2024-10-28 at 07.13.02

O plano de trabalho, aprovado pelos senadores, prevê 11 audiências públicas e duas sessões temáticas no plenário para discutir o projeto de lei complementar 68/2024, que detalha as novas regras.

O relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), deixou claro que a meta é concluir a análise ainda este ano, mas com cautela para evitar retrocessos.

Ele destacou que o foco é proteger as políticas de desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste, o Simples Nacional e a Zona Franca de Manaus, além de garantir que a carga tributária se mantenha neutra, sem aumentos futuros.

“A votação será viabilizada da forma mais breve possível, sem açodamentos ou atropelos”. O primeiro debate vai tratar dos novos tributos sobre o consumo e de como eles podem impactar a economia nacional. Já a última audiência, marcada para 14 de novembro, deve abordar as regras de transição e a fiscalização das mudanças”, segundo Braga.

Durante a sessão da última quarta-feira, o senador Izalci Lucas (PL-DF) sugeriu que o projeto também passasse pela Comissão de Assuntos Econômicos, já que ele é relator de um grupo de trabalho sobre a regulamentação da reforma tributária. Para ele, o mérito é econômico e, por isso, a CAE deveria participar.

“Fizemos 21 audiências públicas e ouvimos mais de 200 segmentos. Não há intenção de atrasar, mas é uma matéria muito complexa. Isso muda o Brasil”, defendeu Izalci.

O presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP), afirmou que a decisão sobre o envio do projeto para outra comissão cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ele ressaltou que a maioria dos senadores da CCJ também faz parte da CAE.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi contra a ideia de passar a discussão para outra comissão. Ele reforçou que todo o trabalho da CAE será absorvido pela CCJ, que é o foro competente.


Continua após a publicidade

“Esse tema já foi amplamente discutido. Acho totalmente inoportuno e desnecessário neste momento que a matéria passe pela CAE”, afirmou Contarato.

Já o relator, Eduardo Braga, explicou que a participação da CAE foi fundamental nos últimos meses e que os senadores terão espaço para apresentar emendas ao texto.

“A participação tem sido ampla e total. Já recebemos 1.461 emendas ao projeto”, garantiu Braga.

O diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI), Mário Povia, conversou com o VTV News sobre as expectativas do setor com a reforma tributária.

“A expectativa é que as mudanças deixem o Brasil mais competitivo. Temos sete pautas com ajustes que esperamos que sejam aprovados. Queremos viabilizar investimentos, infraestrutura de qualidade, gerar emprego, renda e eficiência. Infraestrutura de transportes, como portos e aeroportos, é fundamental. Nossa busca é deixar o Brasil mais competitivo internacionalmente”, afirmou Povia.

A reforma tributária, promulgada no fim do ano passado, unifica cinco tributos — ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins — em uma única cobrança. O projeto de regulamentação já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora segue para análise no Senado. A expectativa é que as audiências públicas que começam nesta semana definam os próximos passos.

Autor

  • Maycon Leão

    Correspondente da VTV em Brasília. Direto da capital federal, atualiza os bastidores da politica e as movimentações que afetam nossa região.

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

morte dengue rio claro

Bragança Paulista confirma primeira morte por dengue em 2025

festa peão paulínia igor tuzuki FPP

Festa do Peão de Paulínia fecha edição 2025 com crescimento de 75%

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );