Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Cabotagem aguarda decreto de regulamentação

Setor cresce 20%, mas ainda enfrenta incertezas sobre regras e incentivos
WhatsApp Image 2025-01-29 at 17.28.10

A cabotagem, transporte marítimo de cargas entre portos brasileiros, teve um crescimento expressivo em 2023, movimentando 1,5 milhão de contêineres – um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Apesar desse avanço, o setor ainda aguarda a regulamentação da Lei 14.301/22, conhecida como BR do Mar. Um decreto do Executivo deve esclarecer pontos essenciais, como o uso de navios estrangeiros e os critérios para contratos de longo prazo.

O tema foi debatido em dezembro em uma audiência pública na Câmara dos Deputados, que reuniu parlamentares, especialistas e representantes do setor. Na ocasião, a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura (IBI) destacaram a necessidade de ajustes na legislação para garantir mais segurança jurídica e atrair investimentos.


Continua após a publicidade

Navios estrangeiros e segurança jurídica

A BR do Mar foi criada para ampliar a frota disponível na cabotagem e reduzir os custos operacionais. Entre as medidas da lei, está a possibilidade de empresas brasileiras operarem navios estrangeiros sob determinadas condições. No entanto, especialistas alertam que a regra não trouxe os resultados esperados.

De acordo com Luiz Fernando Resano, diretor-executivo da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem (ABAC), a economia prevista com o uso de embarcações estrangeiras não se concretizou.

“O programa de estímulo à cabotagem previa que empresas brasileiras de navegação poderiam trazer navios estrangeiros para operar, mantendo a bandeira estrangeira. A ideia era que esses navios teriam um custo operacional menor, mas, como a exigência de ter tripulantes brasileiros foi mantida, o custo acabou sendo o mesmo. E nós, particularmente, não concordamos com a ideia de usar mão de obra estrangeira para reduzir custos”, destacou Resano.

Outro ponto de incerteza para o setor é a definição dos contratos de longo prazo, que podem impactar diretamente a entrada de novos operadores na cabotagem.

“O decreto também precisa esclarecer outra questão: o que é um contrato de longo prazo? Seis meses é longo prazo? Um ano, cinco anos? Isso vai impactar diretamente a entrada de navios estrangeiros no setor. Empresas precisam dessa segurança para operar, e hoje não há clareza sobre isso”, apontou o diretor.

Incentivos para ampliar a cabotagem

Além da regulamentação do BR do Mar, especialistas defendem que o governo incentive mais empresas a adotarem a cabotagem como alternativa ao transporte rodoviário. Para Resano, os estímulos precisam beneficiar os usuários desse modal, e não apenas as empresas de navegação.

“O governo precisa trabalhar para que os usuários se conscientizem melhor sobre a cabotagem. Nós, do setor, já mostramos a eficiência, os ganhos ambientais, mas o incentivo precisa ser para quem usa esse transporte. Assim, mais empresas podem aderir e tornar o modal ainda mais viável”, afirmou.

A cabotagem também é vista como uma solução mais sustentável para o transporte de cargas no país. Segundo Resano, um navio pode transportar milhares de contêineres, enquanto um caminhão transporta no máximo dois, tornando o modal marítimo quatro vezes menos poluente.

“O navio polui menos porque transporta muito mais carga de uma vez só. Hoje, um dos desafios do Brasil é reduzir emissões e equilibrar sua matriz de transporte. Incentivar a cabotagem pode ser um caminho para isso”, explicou Resano.

Perspectivas para o setor de transporte marítimo

A regulamentação da BR do Mar segue em debate, e a expectativa é que o governo publique o decreto nos próximos meses. Enquanto isso, a Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos e o IBI continuam acompanhando as discussões para garantir que o setor tenha regras mais claras e atrativas para novos investimentos.

Sem essa definição, o crescimento da cabotagem pode ser limitado, impactando tanto a economia quanto a eficiência do transporte de cargas no Brasil.


Continua após a publicidade

Autor

  • Maycon Leão

    Correspondente da VTV em Brasília. Direto da capital federal, atualiza os bastidores da politica e as movimentações que afetam nossa região.

VEJA TAMBÉM

IBI Social

IBI Lança Projeto Social em Brasília

travessia-hídrica-projeto

SP apresenta projeto de concessão das Travessias Hídricas em Portugal

Câmara dos Vereadores de Bragança Paulista vota projeto (foto: divulgação / Câmara)

MP contesta leitura obrigatória da Bíblia em sessões da Câmara de Bragança Paulista

Bolsonaro cancela agendas em julho após recomendação médica

Bolsonaro cancela agendas em julho após crise de saúde

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.