Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Paulinho pode não assumir como prefeito em Mongaguá; Entenda

Aprovação da candidatura já passou por uma série de aprovações e desaprovações neste ano
Foto/reprodução: redes sociais

A situação da gestão municipal de Mongaguá tem sido marcada por uma série de reviravoltas e incertezas nos últimos meses. Após vencer as eleições com 42,47% dos votos, Paulo Wiazowski Filho (PP), o Paulinho, enfrenta uma disputa jurídica que pode impedir sua diplomação como prefeito.

A decisão mais recente veio do ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu o registro de candidatura do político.

Para facilitar a compreensão do processo, a VTV News reuniu as informações em ordem cronológica visando esclarecer os principais acontecimentos relacionados à situação eleitoral de Paulinho.

Paulinho prefeito de Mongaguá: Primeiro julgamento

A controvérsia começou em 9 de setembro, quando o juiz eleitoral de Itanhaém, Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho, da 189ª Zona Eleitoral, indeferiu o registro de Paulinho como candidato a prefeito.

O magistrado considerou que a reprovação das contas de sua gestão anterior como prefeito (2008-2012) pela Câmara Municipal, enquadrava-se nos critérios da Lei Complementar 64/90. De acordo com o Código Eleitoral, tornam-se inelegíveis políticos com contas rejeitadas por improbidade administrativa.

Ele recorreu, levando o caso ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Na sessão plenária de 1º de outubro, o relator, desembargador federal Cotrim Guimarães, votou contra o recurso. Contudo, o juiz Regis de Castilho pediu mais tempo para análise.

Em nova sessão, realizada em 4 de outubro, Castilho abriu divergência e votou a favor do recurso de Paulinho. O juiz argumentou que a desaprovação das contas não implicava imputação de débito. Na sequência, os juízes Rogério Cury e Claudio Langroiva Pereira também pediram vista, adiando a conclusão do julgamento.

Se tiver a candidatura aprovada, Paulinho terá segundo mandato como prefeito em Mongaguá; dessa vez, ao lado do vice Julio da Imobiliária, do PDT – Foto/reprodução: redes sociais

Paulinho venceu eleição para prefeito de Mongaguá com candidatura “indeferida com recurso”

Mesmo assim, o progressita concorreu às eleições de 6 de outubro, com a candidatura marcada como “indeferida com recurso”, e recebeu 14.459 votos.

Isso foi possível porque a legislação brasileira, por meio da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), permite que candidatos nessa situação disputem o pleito enquanto aguardam decisões judiciais definitivas.


Continua após a publicidade

No dia seguinte, o juiz Rogério Cury votou favoravelmente ao recurso de Paulinho, deferindo o registro de sua candidatura. Ele justificou que não havia comprovação de dolo específico em sua gestão, afastando a possibilidade de improbidade administrativa intencional.

Em novembro, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reverteu a situação, quando o registro de candidatura de Paulinho foi aprovado por 5 votos a 1.

Justiça voltou atrás no caso de Paulinho, eleito prefeito de Mongaguá

Na última sexta-feira (6), no entanto, André Mendonça, do TSE, reformou o acórdão do TRE-SP e acatou um recurso da coligação Mongaguá Sempre em Frente, formada pelos partidos Cidadania, PSDB, Novo, Podemos, PRD e Republicanos.

O ministro argumentou que o julgamento do caso demandava uma revisão mais rigorosa das circunstâncias. No entanto, ainda há esperança para Paulinho: o processo será levado ao plenário do TSE, onde a decisão final será tomada.

A defesa, representada pelo advogado Ricardo Vita Porto, divulgou uma nota reafirmando confiança na Justiça e destacando que o julgamento ainda não foi concluído.

O advogado afirma que o caso será submetido ao plenário do Tribunal Superior Eleitoral, com expectativa de que a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo seja mantida, o que valida o registro de candidatura de Wiazowski.

Autor

Mais lidas
adoção vila belmiro

Vila Belmiro recebe evento de adoção de pets

campinas investimentos carlos bassan prefeitura de campinas

Região de Campinas concentra maior volume de investimentos na indústria em SP nos últimos 3 anos

A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

barcelona treino borussia champions German Parga FC Barcelona

Saiba onde assistir Borussia x Barcelona pela Champions League

IMG_9860

Neymar sente nova contusão na coxa e sai de campo machucado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );