A prévia da inflação oficial registrou alta de 0,64% em março, desacelerando em relação a fevereiro, quando o índice foi de 1,23%. Apesar da perda de ritmo, o resultado é o mais elevado para o mês desde 2023, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE. A expectativa do mercado era de um avanço de 0,7%.
No acumulado de 12 meses, a inflação alcançou 5,26%, ampliando a distância em relação ao teto da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional, que permite uma variação de até 4,5%. O índice acumulado é o maior desde o início de 2023.
O grupo de alimentação e bebidas teve o maior impacto sobre o IPCA-15, com alta de 1,09%. O encarecimento de alimentos consumidos em casa, que subiram 1,25% no mês, foi impulsionado por aumentos expressivos no preço dos ovos (+19,4%), do tomate (+12,6%) e do café moído (+8,5%).
Aumento dos ovos
Especialistas explicam que o aumento dos ovos pode ser reflexo da alta demanda, somado ao custo de produção. Com a onda sazonal de calor, o custo de produção aumenta, seja por mantimento de mão de obra ou equipamentos para a manutenção da prestação do serviço que garante o produto final. Além disso, fatores externos interferem diretamente na inflação, como a concorrência, e a oferta e demanda.
O economista Ricardo Cintra observou a exportação de ovos de galinha brasileiros para os Estados Unidos como um dos fatores para o aumento: “A exportação para os Estados Unidos pressiona um pouco a oferta aqui dentro, então você tem um aumento da demanda”.
Continua após a publicidade
Em fevereiro deste ano as exportações de ovos para os Estados Unidos aumentaram em mais de 93%. Cintra e outros especialistas veem essa movimentação como uma forma de contornar produtos internos que possam estar contaminados pela gripe aviária.
Sobre o IPCA-15
O IPCA-15 funciona como um indicador antecipado da inflação oficial, refletindo a variação de preços nos 30 dias encerrados na metade de cada mês. A pesquisa abrange famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos em 11 regiões metropolitanas do país.
Segundo Cintra, essa movimentação empolada do mercado já vinha sendo percebida desde o carnaval, e o período anterior de volta às aulas.