Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Procon-SP multa Nestlé em R$ 13 milhões por publicidade enganosa; a decisão cabe recurso

PROCON multa Nestlé (Foto: Unsplash / Governo de SP)

O Procon-SP autuou a Nestlé por publicidade enganosa, aplicando multa de R$ 13 milhões à empresa de alimentos. A penalidade foi estabelecida com base no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor. A companhia poderá recorrer da decisão.

De acordo com o Procon, a Nestlé comercializou produtos com embalagens que anunciavam ingredientes ausentes na composição, violando normas de proteção ao consumidor. A irregularidade foi constatada nos rótulos dos produtos Biscoito Nesfit Aveia e Mel, Biscoito Nesfit Leite e Mel e Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel. O produto Mistura de Creme de Leite também foi alvo da autuação. Segundo o órgão, os consumidores foram induzidos ao erro quanto às características e à composição dos produtos.


Continua após a publicidade

Resposta da empresa

Em nota divulgada à imprensa, a Nestlé afirmou que cumpre todas as legislações vigentes, incluindo as normas sobre rotulagem e publicidade. A empresa informou que os produtos mencionados não integram mais seu portfólio desde 2022, no caso dos biscoitos, e desde 2023, no caso da Mistura de Creme de Leite. A Nestlé acrescentou que apresentará defesa às autoridades, reiterando seu compromisso com a ética e a transparência na comunicação dos seus produtos.

Fiscalização da Páscoa do Procon-SP

O Procon-SP também divulgou um balanço das fiscalizações realizadas para a Páscoa. As equipes vistoriaram 493 estabelecimentos, sendo 197 na Capital e 296 no interior e litoral. Na cidade de São Paulo, 16% dos locais visitados apresentaram irregularidades, enquanto nas demais regiões o índice chegou a 44%.

Na Capital, os principais problemas envolveram falta de informação de preços e inconsistências na lista de ingredientes e na indicação sobre a presença de glúten. Já nas cidades do interior e do litoral, a maioria das infrações foi registrada por falta de indicação da validade ou venda de produtos com prazo expirado.


Continua após a publicidade

Autor

  • Iago Yoshimi Seo

    Jornalista de profundidade, autor do livro A Teoria de Tudo Social: Democracia LTDA., ambicioso por política e debates

VEJA TAMBÉM

mulher é morta pelo companheiro

Mulher é morta pelo companheiro no banheiro de bar

prefeitura capivari administração municipal

Capivari permitirá que população pague impostos com Pix

Valinhos ônibus transporte público municipal site prefeitura

Valinhos coloca ônibus zero km para circular e inicia tarifa zero

adolescente é detido

Adolescente é detido após perseguição com moto adulterada

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.