Celebrando quatro décadas de solidariedade e tradição, a 40ª Festa das Nações de Piracicaba começa nesta quarta-feira (14), a partir de 19h, e segue até o próximo domingo (18).
Lançada oficialmente no fim de abril, a festa, que acontece no Engenho Central, é considerada um dos maiores eventos filantrópicos do interior paulista – toda a renda da festa será revertida em prol de 23 instituições sociais de Piracicaba.
Realizada pela Fenapi, a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com organização das secretarias de Cultura e Turismo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela TOOLS Digital Services. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal.
Para oficializar o início da festa, estiveram presentes na cerimônia de lançamento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkíria Callovi; a secretária de Turismo, Clarissa Quiararia; o secretário de Cultura, Carlos Beltrame; o presidente da Fenapi, Fábio Sanches; o vereador Thiago Ribeiro, representando a Câmara Municipal; o deputado estadual Alex Madureira; e o CEO da TOOLS Digital Services, Alexandre Soares, que representou os patrocinadores.
A presidente do Fundo Social, Valkíria Callovi, na ocasião também representando o prefeito Helinho Zanatta, evidenciou a força do trabalho voluntário para a realização da Festa das Nações.
“Estar pertencendo à 40ª Festa das Nações é uma honra. É um evento muito importante para a cidade, no qual mais de 5 mil voluntários auxiliam com prazer na sua realização. E o resultado dessa festa é muito esperado porque os recursos adquiridos são utilizados no desenvolvimento dos trabalhos das entidades. Por isso, deixo aqui o meu convite para que as pessoas compareçam à festa e também para que sejam voluntárias”
O presidente da Fenapi, Fábio Sanches, comentou sobre o legado da Festa das Nações nessas quatro décadas.
Continua após a publicidade
“Neste ano celebramos 40 anos de uma história que começou em 1984, como uma ideia simples, mas que cresceu e se consolidou como um dos eventos mais emblemáticos da nossa cidade. Ao longo dessas quatro décadas, a festa já reuniu, em números estimados, mais de 3 milhões de visitantes, contou com a dedicação de quase 100 mil voluntários e foram mais de 100 entidades beneficiadas, transformando vidas e fortalecendo nossa comunidade. E em 2025, são 23 entidades sociais diretamente beneficiadas que atendem, anualmente, mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade. Mas o impacto da Festa das Nações vai muito além do que os números podem mostrar, pois o verdadeiro valor está na marca que ela deixa no coração das pessoas. A Festa das Nações é, acima de tudo, um encontro de almas, um momento em que a solidariedade, a diversidade e o respeito às culturas se tornam protagonistas. E neste momento celebramos não somente a história, mas também o futuro, que continuará sendo construído com todos”, frisou.
“Esta edição de 40 anos reúne e apresenta para nós toda solidariedade, união e amor que essa festa traz. A Festa das Nações é um dos maiores eventos do nosso calendário, e, para o turismo, representa ainda movimentação econômica, hoteleira e atrativos turísticos. O turista, quando ele vem para a Festa das Nações, vem a procura de experiências inesquecíveis e sai daqui com a certeza de que ele vai voltar”, acrescentou Clarissa Quiararia, secretária de Turismo.
Carlos Beltrame, secretário de Cultura, acrescentou ainda a relevância da Festa das Nações para a cultura piracicabana. “Quero parabenizar todas as entidades, que fazem um trabalho brilhante e maravilhoso, e a festa é uma forma de agradecer e manter esse trabalho. Piracicaba é uma cidade rica em cultura, mas essa festa ultrapassa as barreiras do município, alcançando pessoas de muitos outros lugares”, completou.
“São 40 anos de história, dedicação, voluntariado e amor à nossa cidade e às nossas entidades. A festa é um momento que a cidade aguarda muito, porque une gastronomia, cultura e solidariedade e que fortalece um trabalho de excelência que todas as entidades realizam em Piracicaba. Os 40 anos de Festa das Nações é um legado para nossa cidade”, salientou ainda o vereador Thiago Ribeiro.
O deputado Alex Madureira destacou o trabalho e a importância da festa para as instituições que a integram. “As entidades são o grande motivo para que a festa aconteça e os voluntários são aqueles que fazem realmente acontecer. E, além disso, a festa tem uma grande representatividade para Piracicaba, justamente porque possibilita que as instituições continuem com o seu trabalho”, disse.
Os patrocinadores desta edição são: TOOLS Digital Services (Apresenta); Caterpillar e Hyundai (Ouro); Drogal, Grupo Pirasa, Pecege, ArcelorMittal e Unimed Piracicaba (Prata); e CJ Brasil, Embraplan, Essencial, Savegnago e Unimil (Bronze). Apoio: Doowon, Glovis, Hwashin, Hyundai Mobis, Hyundai Steel, Hyundai Transys, Seoyon E-hwa, S.H., Oji Papéis e Forte Gás. A legendagem oficial é da Skylar e o apoio visual da Chiaro Filmes. O chope oficial é Germânia.