Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Piracicaba amplia vacinação contra a gripe para toda a população

A ação segue orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo
Vacina Vacinação Fernando Frazão Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Piracicaba ampliou, desde a segunda quinzena de maio, a estratégia de vacinação contra a gripe (influenza) na Cidade para toda a população com idade superior a seis meses.

A vacinação em Piracicaba segue orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado de São Paulo para ampliar a imunização da população durante o período sazonal destas doenças virais. Mesmo com a ampliação, a meta ainda é vacinar 90% dos grupos prioritários – como crianças, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais.


Continua após a publicidade

A vacina está disponível nas unidades de saúde do município (UBS e USF), das 8h às 15h, exceto UBS Paulista, sem a necessidade de agendamento. Para receber o imunizante, é importante apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS.

Dia D

No Dia D Nacional de Vacinação contra a gripe (influenza) realizado em 10 de maio, a Prefeitura imunizou 3.894 pessoas do grupo prioritário. Até o começo da segunda quinzena de maio, foram imunizadas 43.348 pessoas contra a gripe em Piracicaba.

A secretária-executiva de Atenção Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Luciana Canetto, reforçou a importância da vacinação em crianças.

“É importante esclarecer que as crianças de 6 meses a menores de 6 anos que vão receber o imunizante pela primeira vez devem tomar duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas”, completou.

Decreto

Com o avanço da sazonalidade de vírus respiratórios e da alta nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e infecções virais, principalmente de crianças, a Prefeitura de Piracicaba decretou emergência em saúde pública no município no dia 19 de maio.

O decreto nº 20.472/2025 visa ampliar a capacidade de resposta da rede assistencial e evitar a desassistência da população mais vulnerável, especialmente crianças.

Além disso, está instalado o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) Sintomáticos Respiratórios Piracicaba para monitoramento e gestão da situação de emergência em saúde pública declarada. A coordenação do centro de operações é de responsabilidade do secretário municipal de Saúde, dr. Sérgio Pacheco, e da secretária-executiva de Atenção Farmacêutica e Vigilância em Saúde, Luciana Canetto.

O estado de emergência terá a vigência de 120 dias, podendo ser prorrogado conforme evolução dos indicadores epidemiológicos no município.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com qualquer sinal de agravo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.