Campinas vai contar com um novo manancial que abastecerá a população, diminuindo a dependência do Rio Atibaia. O sistema, que vai captar água do Rio Jaguari, foi anunciado nesta terça-feira (02/07) pela Prefeitura de Campinas e pela Sanasa.
Após as etapas de licenciamento ambiental e conclusão do projeto, a previsão é de que as obras comecem em 2026, com término previsto para 2028 e investimento de R$750 milhões. A unidade de captação de água bruta vai ser implantada no Rio Jaguari, junto à barragem em Pedreira. O tratamento vai ser realizado na Estação de Tratamento de Água – ETA 5, no bairro Gargantilha.
O novo sistema é composto por: unidade de captação de água bruta na represa de Pedreira para retirar 2 mil litros de água por segundo, estação elevatória de água bruta para bombear 2 mil litros por segundo, adutora de água bruta com 7 km de extensão e 1 metro de diâmetro e uma estação de tratamento de água com capacidade para tratar 2 mil litros por segundo.
O sistema tem ainda uma subadutora de água tratada com 16 km de extensão e 1 metro de diâmetro que será interligada ao abastecimento da cidade.