Um vizinho do Condomínio Residencial Recanto Florido, em Vinhedo, onde o avião modelo ATR-72 caiu na tarde desta sexta-feira (09/08), relatou que, ao chegar no local do acidente, encontrou uma cena chocante. “Quando entrei, já vi três pessoas praticamente em óbito; foi uma cena muito feia”, contou Felipe Magalhães, de 16 anos.
O jovem relatou que ouviu o barulho da aeronave caindo e, após o incêndio, decidiu pular o muro da residência com o intuito de ajudar os moradores, que são idosos e conhecidos dele.
Veja também:
- Avião que saiu do Paraná cai em Vinhedo; Vídeo
- Campinas coloca serviços a disposição para auxiliar atendimento em desastre aéreo
- Governo de SP anuncia gabinete de crise em Vinhedo por conta de desastre aéreo
O avião caiu por volta das 13h. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não há registro de sobreviventes, mas não houve feridos em solo. De acordo com informações, cerca de 58 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo.
O prefeito de Vinhedo, Dr. Dario (PTB), informou que disponibilizou os dois hotéis da cidade para receber as famílias das vítimas que virão de Cascavel (PR).
O trabalho de resgate e identificação das vítimas será realizado concomitantemente. Os corpos serão encaminhados a unidade central do Instituto Médico Legal (IML) da cidade de São Paulo, que reforçou as equipes para o atendimento. O local conta com mais de 20 médicos, além de equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia. Da Capital, estão sendo enviadas cinco equipes de recolha de corpos.
Um gabinete de crise, com representantes das forças de segurança e salvamento do Governo de SP e integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Governo do Estado do Paraná e profissionais de assistência social, foi instalado no local para acompanhar e auxiliar nos trabalhos.
Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência.
Suporte durante a ocorrência
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h e, imediatamente, encaminhou sete equipes para o bairro de Capela em Vinhedo para auxiliar no atendimento da ocorrência. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), das Polícias Civil e Militar e da Defesa Civil do Estado reforçaram as equipes no local. O Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos.