Uma tentativa de furto de cabos elétricos da Estação Pompeia, no BRT Perimetral, nesta quarta-feira (30) foi impedida em uma operação que envolveu a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Guarda Municipal. A ação foi identificada pelas equipes de segurança patrimonial da Emdec, por meio do sistema de monitoramento e segurança eletrônica.
Do momento em que as imagens foram observadas pelas equipes até o deslocamento dos profissionais para o Corredor Perimetral, foram cerca de 10 minutos. Lá, eles realizaram a primeira abordagem e acionaram a Guarda Municipal.
A tentativa de “puxar” os cabos envolveu três pessoas. Um homem e uma mulher foram detidos e encaminhados ao 2º Distrito Policial. O terceiro envolvido fugiu.
Foi a segunda tentativa de furto por parte do grupo no local. Eles já haviam danificado o concreto, que foi restaurado pelas equipes da Emdec e estava no processo de cura, quando houve a segunda tentativa.
A estação checou a ficar inoperante, temporariamente, mas o funcionamento já está restabelecido.
Além do impacto direto aos usuários do transporte e na operação das estações, esse tipo de ato criminoso traz prejuízos aos cofres públicos. Por isso, fica o apelo para que a população denuncie e se torne aliada do Poder Público no combate dessas ocorrências”, enfatiza o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.