fbpx
Search
Close this search box.

Ministério da Saúde inicia pesquisa do Enani em Santos nesta quarta-feira (12)

Estudo quer saber qual a alimentação e nutrição das crianças brasileiras após a pandemia de COVID-19

A partir desta quarta-feira (12/06), famílias de Santos, com crianças até 6 anos de idade, podem receber em suas casas a visita de uma entrevistadora do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil de 2024 (Enani). A pesquisa é do Ministério da Saúde e conduzida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A entrevistadora Sueli Ribas de Souza Cremonez, identificada com camiseta e crachá alusivos ao estudo, fará um levantamento com 50 famílias santistas visando observar as práticas de aleitamento materno, hábitos alimentares atuais, avaliação nutricional, bem como através de exames laboratoriais, se há alguma deficiência de vitaminas e minerais, no público-alvo de mães biológicas e crianças de até 6 anos de idade.

Os bairros em que serão feitos os levantamentos foram sorteados aleatoriamente, por meio de um aplicativo. Os bairros Aparecida, Boqueirão, Chico de Paula (Vila Alemoa), Embaré e Morro do Pacheco vão receber as visitas. Em cada local, 10 mães biológicas e seus filhos de até 6 anos de idade devem participar da pesquisa, em um prazo previsto de até 4 meses.

As atividades incluem entrevistas com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar, medida de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da Organização Mundial da Saúde; agendamento de visita domiciliar para coleta de sangue de mães e crianças maiores de seis meses, por laboratório indicado pelos pesquisadores do Enani-2024.

Também serão realizados hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina A. Quando houver necessidade, a mãe e o filho vão ser encaminhados à policlínica de referência da sua moradia para orientações e acompanhamento. As amostras biológicas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras.

As mães que aceitarem participar da pesquisa precisam assinar digitalmente um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A participação é voluntária e toda informação coletada é sigilosa. A identificação dos participantes não será revelada, nem mesmo quando da publicação dos resultados pelo Ministério da Saúde.

Esta é a segunda edição da pesquisa, a primeira foi realizada em 2019. Um dos objetivos do estudo é conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de COVID-19.

Em todo o Brasil, o Enani visitará 15 mil famílias de 124 municípios. No Estado de São Paulo, além de Santos, farão parte do estudo a Capital, Campinas, Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Vicente e Sorocaba. O estudo também dispõe de uma linha telefônica gratuita para tirar dúvidas da população: 0800-880022.

Autor

Mais lidas

Manifestantes fazem ato em Santos pelo fim da escala 6 x 1

Homem esfaqueia companheira e foge do local do crime em Indaiatuba

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

VEJA TAMBÉM