fbpx
Search
Close this search box.

Com queda de casos de dengue prefeitura de Campinas revoga decreto de emergência

Maior epidemia da história da metropole, com mais de 37 mortes

O decreto foi revogado na a manhã desta sexta-feira (14/06) e havia sido implementado por conta da epidemia de dengue que atingiu a cidade este ano. Até o momento, Campinas teve 37 mortes e mais de 107 mil casos, sendo a maior epidemia da história da metrópole.

Segundo a Secretaria de Saúde, a queda no numero de casos foi o principal fator para a revogação do decreto. Mesmo assim, Campinas ainda em estado de epidemia de dengue.

O Decreto de Emergência de Saúde Pública foi publicado no dia 7 de março. Com o objetivo de facilitar acesso a verbas federais, despesas com atendimento de emergência, como hora extra, insumos, entre outro, além de ampliar ações de controle vetorial e capacidade de atendimento.

Campinas começou o ano registrando 3.993 casos de dengue em janeiro. Em fevereiro foram 12.350, crescendo para 28.644 em março. Os casos confirmados atingiram o ápice em abril, com 33.528, caindo para 26.725 em maio e chegando a 1.278 até o dia 11 de junho.

“O fim do decreto reestabelece os processos administrativos e retorna repasses financeiros e atividades de rotina. De qualquer forma, não deixamos ainda de ter dengue, então os alertas continuaram sendo feitos”, afirma a diretora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde), Andrea von Zuben.

A cidade realizou 20 mutirões intersetorial, recolheu 22,8 mil toneladas de resíduos em ações que ocorreram em 133 bairros da cidade.

Autor

Mais lidas

Manifestantes fazem ato em Santos pelo fim da escala 6 x 1

Homem esfaqueia companheira e foge do local do crime em Indaiatuba

Mulher é investigada após levar bebê supostamente achado em lixeira à UPA

MP pede que trio acusado de matar Igor Peretto indenize família em R$ 300 mil

Igor Peretto descobriu a traição da esposa enquanto estava no carro com Mario Vitorino

VEJA TAMBÉM