Advertência, suspensão ou eliminação estão entre as penalidades previstas para casos de irregularidades nos Jogos da Unisanta, competição esportiva universitária que movimenta a Baixada Santista neste mês. Após uma noite de brigas na segunda-feira (11), a universidade decidiu expulsar atléticas envolvidas na confusão.
Conforme noticiado anteriormente, uma sequência de ofensas e agressões físicas entre estudantes de diversos cursos fez com que a Polícia Militar (PM) fosse acionada e a situação fosse levada à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde o caso foi registrado como lesão corporal. Um estudante, de 22 anos, precisou ser hospitalizado.
A Universidade Santa Cecília (Unisanta) informou, em nota divulgada nesta terça-feira (12), que os estudantes identificados nas agressões e as atléticas envolvidas foram punidos e não poderão continuar na competição, que termina na próxima semana. A medida segue o regulamento do Comitê Organizador dos Jogos.
Atléticas são organizações formadas por universitários para representar cursos em competições esportivas e eventos estudantis. Além dos jogos, também costumam organizar festas, ações sociais e atividades de integração.
O que diz o regulamento
Está disponível para consulta pública, no site da 41ª edição dos Jogos da Unisanta, o regulamento oficial da competição. O documento tem 11 páginas e reúne informações sobre os objetivos do torneio, regras que devem ser seguidas pelos cerca de 4 mil estudantes participantes e detalhes das 17 modalidades esportivas.

Quais punições podem ser aplicadas
O artigo 12 prevê cinco tipos de penalidade:
- advertência;
- suspensão;
- eliminação da modalidade;
- eliminação temporária dos Jogos;
- exclusão permanente dos Jogos.
O texto também permite que qualquer uma dessas punições seja aplicada diretamente, dependendo da gravidade do caso.
Quando o Comitê pode agir imediatamente
Segundo o artigo 14, o Comitê Organizador pode tomar uma decisão antecipada ou final em situações consideradas graves. Na prática, isso significa que a organização não precisa esperar o julgamento completo do Tribunal de Justiça Desportiva para aplicar punições mais severas, como a exclusão de equipes da competição.
O que acontece depois da decisão
O regulamento também estabelece que equipes, atletas e torcidas podem ser responsabilizados por excessos cometidos durante a competição. Além disso, determina que, após a medida tomada pelo Comitê Organizador, o caso deve ser encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva. O órgão é responsável por analisar infrações envolvendo atletas, torcedores, dirigentes ou qualquer pessoa ligada aos Jogos.
Expulsão das atléticas
Segundo apurado pelo VTV News junto à universidade, alguns dos alunos identificados na confusão acima fazem parte dos cursos de Comércio Exterior, Logística e Odontologia.
Uma estudante de Comércio Exterior, que optou por não se identificar, relatou à reportagem que, logo no primeiro jogo de futebol society da noite, disputado entre as atléticas já mencionadas, um atleta de seu curso teria sido hostilizado e agredido pela torcida rival. As agressões deram início a uma sequência de reações violentas entre estudantes dos dois cursos. Segundo a universitária, os atletas de Odontologia precisaram ser escoltados pela equipe de segurança até outro ginásio, onde participariam de uma segunda disputa na mesma noite. Foi nesse local que uma nova briga começou e a PM precisou ser acionada para conter a situação.

Na manhã seguinte (12), a universidade promoveu uma reunião com representantes das atléticas para discutir providências após os episódios de violência registrados “dentro e fora do campus”, considerados pela instituição como de “relevante gravidade”. Leia a nota divulgada pela organização:
“A Comissão Organizadora dos Jogos da Unisanta lamenta profundamente os graves incidentes ocorridos na noite desta segunda-feira (11/05) e repudia veementemente qualquer tipo de agressão ou violência. Após reunião extraordinária e diante dos acontecimentos, fica decidido que as Atléticas dos cursos de Odontologia e Comércio Exterior/Logística da Unisanta estão oficialmente expulsas de todas as modalidades desta edição dos Jogos.
Todos os envolvidos estão sendo identificados individualmente por meio do sistema de reconhecimento facial e das câmeras de segurança. Os responsáveis sofrerão punições no âmbito esportivo, conforme o regulamento da competição, e também no âmbito disciplinar e acadêmico, de acordo com o Regimento Interno da Universidade, podendo resultar em advertência, suspensão ou expulsão. Os participantes identificados nos atos de violência serão permanentemente excluídos da competição. A Universidade permanece aberta e à disposição para colaborar integralmente com as autoridades competentes em relação aos acontecimentos externos.
Reafirmamos que atitudes dessa natureza são incompatíveis com os valores da Universidade e com o espírito esportivo de integração, respeito e convivência que historicamente marcam os 41 anos da competição”.
A expulsão também foi compartilhada nas redes sociais da universidade, localizada em Santos, no litoral de São Paulo, gerando reações divididas entre estudantes (veja abaixo). Até o momento, as atléticas de Odontologia e de Comércio Exterior/Logística não se manifestaram publicamente após a decisão.
Agressões dentro e fora da universidade
As imagens mostram diferentes momentos de tumulto e agressões registrados ao longo da noite. Veja abaixo o que aparece nos vídeos e o que consta no boletim de ocorrência:
- Segundo o BO, antes da chegada de um dos policiais militares responsáveis pelo atendimento da ocorrência, a vítima teria deixado a proteção policial ao lado de um colega e acabou sendo atacada novamente por integrantes da multidão.
- Em um dos vídeos, um jovem aparece levando um tapa no rosto enquanto era conduzido por policiais militares dentro da instituição. Logo depois, outras pessoas passam a trocar socos, causando correria entre estudantes e frequentadores do local.
- Em algumas gravações, grupos inteiros aparecem perseguindo estudantes pelo entorno da universidade, enquanto testemunhas tentavam filmar a confusão.
“A sensação é de impunidade e de que não tem para quem recorrer, porque os jogos acontecem há décadas e parece que, a cada ano, a confusão é pior. Um número maior de participantes, um número maior de universitários de outras universidades, e a confusão é maior”, disse a professora Maria Graccia, que não é docente da Unisanta, em entrevista à VTV, afiliada do SBT.
Aluno hospitalizado
De acordo com o registro policial, um estudante, de 22 anos, foi agredido fisicamente por diversos envolvidos e precisou ser encaminhado ao Hospital Ana Costa, onde permaneceu sob cuidados médicos. Ele recebeu alta e, conforme apurado pelo VTV News, prestou depoimento à Polícia Civil.
Dois jovens, ambos de 20 anos, foram apontados como autores da agressão, embora vídeos obtidos pela reportagem mostrem que diversos outros estudantes se envolveram nas agressões, com empurrões, socos, chutes e ofensas. O caso foi registrado como lesão corporal no 7º Distrito Policial (DP) de Santos.