Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Conheça Mariana Conti, vereadora mais votada de Campinas por duas vezes consecutivas

A vereadora do PSOL foi reeleita com 14.356 votos
WhatsApp Image 2024-10-07 at 11.28.39

Mariana Conti (PSOL), 39 anos, é campineira, socióloga e doutoranda em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Iniciou sua militância aos 17 anos no movimento estudantil da Unicamp e foi coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Participou de lutas em defesa da educação pública, pelo passe livre e pelos direitos das mulheres. É feminista e ativista do movimento em defesa da diversidade sexual e dos direitos humanos.


Continua após a publicidade

Mariana foi eleita vereadora em 2016, com 6.956 votos, sendo a única mulher eleita para aquela legislatura. Na ocasião, foi a quarta vereadora mais votada no pleito e, com essa votação, a mulher mais votada da história de Campinas.

Nas eleições municipais seguintes, para a Legislatura 2021-2024, foi eleita com 10.886 votos, batendo o recorde de 2016 e se tornando a mais votada entre todos os vereadores no pleito de 2020. Isso fez com que a parlamentar se tornasse, em 2021, a primeira mulher da história da cidade a presidir uma sessão solene de posse do Legislativo e do Executivo municipal.

Nas eleições municipais de 2024, a candidata foi reeleita mais uma vez, com 14.356 votos, sendo, pela segunda vez consecutiva, a vereadora mais votada do município. Ela irá representar as mulheres mais uma vez na câmara, sendo uma das cinco vereadoras eleitas, enquanto 28 homens se elegeram, totalizando 33 vereadores que irão compor a casa de leis em Campinas.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

IBI Social

IBI Lança Projeto Social em Brasília

travessia-hídrica-projeto

SP apresenta projeto de concessão das Travessias Hídricas em Portugal

Câmara dos Vereadores de Bragança Paulista vota projeto (foto: divulgação / Câmara)

MP contesta leitura obrigatória da Bíblia em sessões da Câmara de Bragança Paulista

Bolsonaro cancela agendas em julho após recomendação médica

Bolsonaro cancela agendas em julho após crise de saúde

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.