A Prefeitura de Mongaguá anunciou o cancelamento da tradicional queima de fogos para o Réveillon deste ano. A decisão, confirmada ao VTV News nesta quarta-feira (18), leva em consideração os impactos negativos dos fogos em pessoas do espectro autista e em animais de estimação.
A administração municipal explicou, por meio de nota, que os fogos de artifício causam desconforto e dor em pessoas com hipersensibilidade auditiva, como é o caso de muitos autistas. Esses estímulos podem provocar crises intensas e sofrimento para quem possui a condição.
Além disso, a prefeitura destacou os danos que os estampidos dos fogos causam nos animais de estimação. Os ruídos fortes podem provocar convulsões, taquicardia, estresse e até desmaios, por exemplo, sendo que, em casos graves, animais cardiopatas podem sofrer morte súbita.
A decisão de cancelar a queima de fogos em Mongaguá, no entanto, não é inédita. No Réveillon de 2023, a cidade também optou por não realizar o espetáculo, por motivos semelhantes. A medida visa promover um ambiente mais inclusivo e seguro para todos.
Expectativa para a temporada em Mongaguá
A Prefeitura de Mongaguá espera receber mais de 1,5 milhão de pessoas durante a temporada de verão.
Estima-se que cerca de 800 mil turistas visitaram a cidade nas principais datas comemorativas no ano passado.