Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Leilão do Túnel Santos-Guarujá é adiado para setembro

Principal objetivo é atrair investimentos privados para a construção, operação e manutenção do túnel
túnel-santos-guarujá

O Governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) adiaram o leilão do Túnel Santos-Guarujá para 5 de setembro. A nova data foi definida após o roadshow internacional na Europa (assista abaixo), que atraiu grandes empresas do setor de infraestrutura e gerou contribuições para aprimorar o projeto.

O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, na Baixada Santista. Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros sob o leito do canal, o túnel será o primeiro do tipo no Brasil a utilizar a técnica de túnel imerso. O método já é aplicado em países como Holanda e Japão.


Continua após a publicidade

De acordo com o Governo Estadual, a infraestrutura incluirá três faixas por sentido, com uma dedicada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e outra para pedestres e ciclistas. Sistemas modernos de ventilação, iluminação e segurança fazem parte do projeto, e têm objetivo de atender tanto à mobilidade quanto à sustentabilidade.

Antes, o certame estava definido para 1º de agosto.

Concessão

De acordo com o edital de concessão, lançado em 27 de fevereiro de 2025 pelo Governo de São Paulo e o Governo Federal, o túnel vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas. Atualmente, a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40 km de rodovia.

Mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o túnel também deve criar cerca de 9 mil empregos – diretos e indiretos.

O contrato de concessão prevê um período de 30 anos para preparar construção, operação e manutenção. A concessionária responsável – em processo de escolha – será remunerada por pedágio, contraprestação pública e receitas acessórias. O critério de seleção será o maior desconto sobre a contraprestação pública.

Saiba como será a ligação Santos-Guarujá, primeiro túnel imerso do Brasil

A viagem costuma durar aproximadamente uma hora pela estrada. Por balsa, o trajeto pode levar 18 minutos. Com o túnel, poderá ser feito em menos de dois minutos.

“No futuro, vamos ver uma Baixada Santista completamente reformulada e temos que preparar a região para novidades como a transição energética”, disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A estrutura do túnel será formada por seis módulos de concreto pré-moldados, construídos em uma doca seca. Após testes de vedação na água, os módulos serão transportados por flutuação e instalados no fundo do canal.

Com o túnel, a demanda pelo serviço de balsas na Ponta da Praia deve cair 70% – Foto: Governo de SP

Após 100 anos de espera, a realização do Túnel Santos-Guarujá é fruto de um esforço conjunto entre o Governo de São Paulo, o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Autoridade Portuária de Santos (APS).

Túnel Santos-Guarujá: Parlamentares se reúnem com autoridades na Europa


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

clima em são vicente Reprodução: Prefeitura de São Vicente

Sol volta e clima em São Vicente esquenta um pouco durante a semana

barco-escola cubatão. Foto: Rafael Oliveira/PMC

Sol volta e clima em Cubatão esquenta um pouco durante a semana

frio previsão do tempo

Sol volta e clima em Guarujá esquenta um pouco durante a semana

apresentador de TV morre após ser golpeado com furadeira na cabeça

Apresentador de televisão morre após ser atacado com furadeira na cabeça

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.