O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um procedimento para investigar as causas do acidente que resultou na morte de um funcionário terceirizado no Aeroporto de Viracopos. A vítima foi atropelada na madrugada desta quarta-feira (2), enquanto realizava a manutenção da pista principal do terminal, em Campinas (SP).
Segundo o MPT, outros órgãos de fiscalização e proteção ao trabalho, como o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), já foram oficiados. Uma inspeção no local está prevista ainda para esta quarta-feira, e a possível responsabilidade da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV) será apurada.
Ainda de acordo com o MPT, em abril deste ano foi realizada uma audiência coletiva com cerca de 40 empresas que operam no aeroporto, com o objetivo de integrar a gestão de saúde e segurança do trabalho. A iniciativa buscava prevenir acidentes de trabalho.
Funcionário morre atropelado durante manutenção na pista de Viracopos
Um funcionário terceirizado de 46 anos morreu atropelado na madrugada desta quarta-feira (2) durante uma manutenção na pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Após o acidente, o terminal foi fechado para pousos e decolagens por aproximadamente duas horas.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima, identificada como Rodrigo Augusto Lucena Barros, foi atropelada por um veículo modelo Ford Courier, pertencente a outra empresa que realizava avaliações das condições de atrito da pista.

O motorista do veículo informou que retornava até a cabeceira da pista, mas não viu a vítima, pois o trabalhador estaria fora do campo de iluminação dos faróis e não usava colete refletivo. A versão foi confirmada por uma testemunha presente no local.
O socorro foi acionado, mas a morte de Rodrigo foi confirmada no local. A causa do óbito foi trauma crânio-encefálico. O motorista foi liberado após prestar depoimento, e o caso foi registrado como homicídio culposo (sem intenção de matar).
Voos cancelados após acidente no Aeroporto de Viracopos
Em nota, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos informou que, durante atividades de manutenção na pista de pousos e decolagens, houve um acidente envolvendo profissionais e veículos de uma empresa prestadora de serviços. O acidente foi comunicado às 1h50, e o óbito foi confirmado às 2h03 desta quarta-feira (2).
“As operações do aeroporto foram suspensas temporariamente durante a madrugada, e o terminal foi reaberto às 6h26. Até o momento, nove voos foram cancelados e doze registraram atrasos”, informou a assessoria de imprensa.
A Azul Linhas Aéreas, uma das companhias mais afetadas pela paralisação, afirmou que o ocorrido foi alheio à sua vontade ou responsabilidade.
“Até o momento, dez voos com destino a Viracopos foram alternados para outros aeroportos. Outros cinco, que decolariam de Campinas, e mais cinco com destino ao aeródromo precisaram ser cancelados.”
Segundo a companhia, os impactos devem ser sentidos ao longo do dia na operação da malha aérea, uma vez que Viracopos é o principal hub da empresa.