O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apresentou nesta quinta-feira (3) o projeto de concessão das travessias litorâneas em Lisboa, Portugal. A iniciativa faz parte do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI-SP) e busca atrair R$ 2 bilhões em recursos. O objetivo é modernizar o transporte aquaviário e beneficiar milhares no Estado.
Segundo o Governo Estadual, a viagem à Europa representa a quinta missão internacional do governo paulista em 2025. No primeiro semestre, Tarcísio e sua equipe já passaram pelos Estados Unidos, Dinamarca, Holanda e Noruega. As agendas têm como foco apresentar projetos estratégicos e firmar parcerias com grupos estrangeiros.
Em Lisboa, a comitiva se reuniu com executivos da empresa portuguesa Teixeira Duarte, que atua no Brasil desde 2006 e demonstrou interesse no modelo apresentado pelo Governo de São Paulo. O grupo investe nos setores de construção, concessões, serviços e imobiliária, além de integrar parcerias para obras de grande porte no país e no exterior.
Agenda
Ainda nesta quinta, a delegação paulista tem encontro com representantes da companhia alemã FRS. O grupo opera balsas convencionais e de alta velocidade em países da Europa, América do Norte e Caribe. Também atua em logística offshore [transporte e suprimento para parques eólicos], crewing [fornecimento de tripulações], gestão portuária e consultoria marítima.
“Voltamos à Europa para mais uma rodada de apresentações do modelo de concessão, que vai ampliar e modernizar nosso sistema de transporte aquaviário. Com isso, queremos impactar positivamente a rotina dos 40 mil usuários diários dessas travessias”, afirmou o governador, em nota oficial.
A agenda internacional do governador inclui também o Fórum de Lisboa, onde Tarcísio irá mediar, nesta sexta-feira (4), uma mesa de discussões sobre forças internacionais e novos blocos militares. Ele participará ainda como palestrante no painel “Segurança Pública e Federalismo Cooperativo”.
Como funcionará o projeto das Travessias Hídricas?
A empresa que vencer a concessão ficará responsável por operar 14 rotas, que hoje movimentam aproximadamente 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano. Para atender à demanda, será preciso incorporar 48 embarcações novas à frota, incluindo modelos com propulsão elétrica.
De acordo com o Governo Estadual, a iniciativa tem como meta modernizar o transporte público, diminuir o tempo de espera nas travessias, aumentar a capacidade dos terminais e das embarcações, além de garantir um serviço mais eficiente e de qualidade para os usuários (veja abaixo as travessias contempladas):
Baixada Santista
- Santos-Vicente de Carvalho
- Santos-Guarujá
- Bertioga – Guarujá
Litoral Sul
- Cananéia – Ilha Comprida
- Cananéia – Continente
- Iguape – Juréia
- Cananéia – Ariri
Litoral Norte
- São Sebastião – Ilhabela
Região Metropolitana de São Paulo
- Bororé – Grajaú
- Taquacetuba – Bororé
- João Basso – Taquacetuba
Reservatório de Paraibuna
- Porto Paraitinga
- Porto Varginha
- Porto Natividade da Serra
O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em abril. Na ocasião, os deputados autorizaram, por 62 votos a 16, que o sistema seja repassado à iniciativa privada para investimentos e modernização do serviço. A empresa vencedora do leilão deverá investir R$ 2 bilhões ao longo dos 20 anos de contrato.
