Curta metragem ‘Serra Pelada: A Terra Não é dos Homens’, estreia neste domingo (30) no MIS (Museu da Imagem e do Som) de Campinas. Será exibido em duas sessões, às 16h e às 17h, com entrada gratuita e retirada dos ingressos meia hora antes de cada sessão.

Histórias contadas em ‘Serra Pelada: A Terra não é dos homens’
O curta dirigido por Babi Fontana e Victor Costa, conta a história do maior garimpo a céu aberto do mundo sob a perspectiva das mulheres moradoras da Vila de Serra Pelada. O projeto foi gravado em dois momentos, em 2018 e 2024, trazendo relatos de mulheres de 18 e 90 anos que passaram a viver na Vila quando foi permitida a presença feminina no local, em 1986.
“Proibia-se a entrada de mulheres no garimpo. Apenas em 1986, mulheres puderam acessar a Vila. Nosso documentário narra como essa ocupação feminina reconfigurou o tecido social do lugar – suas formas de trabalho, relações e existência.”, destacou Babi Fontana, diretora e produtora.
“O nosso curta-metragem rompe com o imaginário clássico de Serra Pelada, amplamente registrado nas fotografias de Sebastião Salgado como um formigueiro humano masculino. Aqui, damos voz às mulheres que ocuparam a região após o fim da mineração manual, revelando como ressignificaram o espaço e suas vidas”, complementou Victor Costa, diretor e roteirista.
O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo de fomento à cultura, com recursos repassados pelo Governo Federal, junto a Prefeitura de Campinas por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.