Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Governo de São Paulo vai usar inteligência artificial para corrigir lição de casa de alunos

Projeto deve corrigir 5% dos exercícios destinados a estudantes
54521435421_91792a78c7_k-1024x690.jpg

Estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo terão apoio de inteligência artificial para a correção de lições de casaUm projeto-piloto da Secretaria de Educação para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio pretende ampliar o acesso dos estudantes à resolução de questões dissertativas e apoiar os professores na correção desse tipo de exercício.

A correção de questões discursivas deve ser aplicada a 5% dos exercícios disponíveis no TarefaSP, plataforma onde os alunos fazem a lição de casa.


Continua após a publicidade

“A inteligência artificial, ao corrigir as tarefas, melhora o engajamento dos estudantes, aumenta o esforço deles, e prioriza o tempo dos professores na parte mais importante, que é para ensinar e não somente corrigir as tarefas”, disse o secretário da Educação Renato Feder.

Imagem divulgação: Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo

Como funciona a correção por meio de inteligência artificial?

As questões propostas no TarefaSP são disponibilizadas conforme o conteúdo lecionado pelo professor em sala de aula. Nas questões dissertativas, quando o estudante finaliza uma tarefa específica, a sua resposta entra em uma fila de processamento e o assistente de correção por IA compara a resposta com a resolução esperada, elaborada por especialistas da Secretaria de Educação. O sistema sugere se a questão foi respondida de forma correta, parcialmente correta ou incorreta, além de dar uma breve explicação.

Todos os professores têm acesso aos exercícios e podem incluir comentários.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.