Estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo terão apoio de inteligência artificial para a correção de lições de casa. Um projeto-piloto da Secretaria de Educação para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio pretende ampliar o acesso dos estudantes à resolução de questões dissertativas e apoiar os professores na correção desse tipo de exercício.
A correção de questões discursivas deve ser aplicada a 5% dos exercícios disponíveis no TarefaSP, plataforma onde os alunos fazem a lição de casa.
“A inteligência artificial, ao corrigir as tarefas, melhora o engajamento dos estudantes, aumenta o esforço deles, e prioriza o tempo dos professores na parte mais importante, que é para ensinar e não somente corrigir as tarefas”, disse o secretário da Educação Renato Feder.

Como funciona a correção por meio de inteligência artificial?
As questões propostas no TarefaSP são disponibilizadas conforme o conteúdo lecionado pelo professor em sala de aula. Nas questões dissertativas, quando o estudante finaliza uma tarefa específica, a sua resposta entra em uma fila de processamento e o assistente de correção por IA compara a resposta com a resolução esperada, elaborada por especialistas da Secretaria de Educação. O sistema sugere se a questão foi respondida de forma correta, parcialmente correta ou incorreta, além de dar uma breve explicação.
Todos os professores têm acesso aos exercícios e podem incluir comentários.