Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Hoje é Dia da BCG, a vacina que deixa marquinha no braço direito

A famosa vacina que deixa marquinha no braço, a BCG, serve para prevenir contra as formas graves da tuberculose
Vacina Braço Marca BCG

Celebrado nesta terça-feira, dia 1º de julho, o Dia da Vacina BCG é comemorado para reforçar a importância de aplicar um dos primeiros imunizantes que todas as crianças devem tomar logo nos seus primeiros anos de vida. A vacina BCG é, também, a responsável por aquela marquinha característica que praticamente todos os brasileiros carregam no braço direito.

Segundo o portal do Ministério da Saúde, a famosa vacina que deixa marquinha no braço, a BCG, serve para prevenir contra as formas graves da tuberculose (meníngea e miliar).


Continua após a publicidade

O imunizante é criado com o bacilo de Calmette-Guérin, que é uma forma enfraquecida da bactéria que causa a tuberculose. Também contém glutamato de sódio e solução fisiológica.

É válido lembrar que todas as crianças devem tomar uma dose única ao nascer, preferencialmente. Na rotina dos serviços, a vacina está disponível para crianças menores de 5 anos de idade.

Vacina que deixa marquinha?

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a vacina BCG geralmente deixa uma cicatriz de até 1 cm de diâmetro no braço direito.

Esta reação inclui uma mancha vermelha que evolui para uma pequena ferida e que eventualmente cicatriza. Possíveis eventos adversos incluem úlceras grandes, gânglios ou abscessos na pele e disseminação do bacilo da vacina.

Os gânglios ocorrem em cerca de 10% dos vacinados. Em caso de qualquer evento adverso, o serviço de vacinação deve notificar as autoridades de saúde e encaminhar o paciente para acompanhamento e tratamento adequados.

Em contrapartida, não é necessário nenhum cuidado prévio para a vacinação. A reação no local da aplicação e a formação de cicatriz são esperadas e não requerem produtos, medicamentos ou curativos. A revacinação de crianças sem cicatriz não é mais recomendada pelo Ministério da Saúde desde fevereiro de 2019.

Marquinha de vacina quer dizer algo?

Além da vacina da BCG ter tornado os casos graves de tuberculose em algo bem mais raro hoje em dia, a vacina é disponibilizada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo normalmente administrada na maternidade ou nos postos de saúde logo após o nascimento da criança ou o mais rapidamente possível.

Por fim, para afastar possíveis boatos, o Ministério da Saúde destaca que ainda há uma crença de que se a vacina BCG não deixar a cicatriz no braço é porque a imunização não obteve sucesso.

Isso não é verdade. Mesmo nos raros casos em que a vacina não deixa marquinha, a proteção é sim garantida. Além disso, estudos internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e análises do Ministério da Saúde concluíram que não é necessária a aplicação de uma dose de reforço em crianças de 6 a 10 anos de idade, como era feito no Brasil há alguns anos”, finaliza a pasta.


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.