Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Amparo confirma a primeira morte por febre amarela no município

Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde de Amparo realiza campanhas periódicas de imunização
YVDBE831-2048x1365

O Departamento Regional de Saúde de Amparo confirmou nesta segunda-feira (3) a primeira morte por febre amarela no município. A vítima é um homem de 27 anos, morador do bairro Areia Branca, na zona rural da cidade.

Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde de Amparo realiza campanhas periódicas de imunização na zona rural e, na semana passada, esteve na Fazenda Rancho Alvorada e na Fazenda dos Rosas, onde 40 pessoas foram atendidas. O trabalho de vacinação será intensificado nesta semana.

Recentemente, a Prefeitura de Tuiuti também confirmou a morte de uma mulher de 62 anos, moradora de Santo André, que contraiu a doença após visitar a cidade no final do ano passado. Informações sobre seu histórico de vacinação ainda não foram divulgadas. Além disso, uma mulher de 25 anos e um homem de 71 anos também faleceram devido a complicações da febre amarela, ambos não estavam vacinados.

Até o momento, em 2025, o estado de São Paulo registrou sete casos de febre amarela em humanos, resultando em três mortes. Também foram notificados oito casos de macacos infectados, sendo um em Pinhalzinho e sete em Ribeirão Preto. É importante destacar que os macacos não são transmissores da doença, mas atuam como indicadores da presença do vírus nas regiões.

A febre amarela é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas mais comuns incluem febre, dores musculares, dor de cabeça, náusea e vômito, que geralmente desaparecem após três a quatro dias. No entanto, em casos graves, a infecção pode levar a complicações cardíacas, hepáticas e renais fatais, sem tratamento específico disponível.


Continua após a publicidade

A vacinação é a principal forma de prevenção, sendo que uma única dose garante imunidade por toda a vida. A vacina está disponível em postos de saúde de todo o país e é especialmente recomendada para pessoas que habitam ou visitam áreas de risco.

A Secretaria de Saúde do Estado reforça que a febre amarela não é contagiosa e não se transmite por contato. O ataque ou morte de macacos é considerado crime ambiental, de acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998.

Para prevenir picadas do mosquito Aedes aegypti, especialmente entre aqueles que ainda não estão vacinados, o uso de repelentes é fortemente recomendado.

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

Cachorro não foi abandonado e família explicou o que ocorreu no vídeo

Vídeo de cachorro correndo atrás de carro gera mal-entendido

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9854

Arsenal vence Real Madrid com gol de Martinelli e está nas semifinais

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );