Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Carnaval de Campinas terá tendas de acolhimento contra assédio

Saiba quais locais contarão com atendimento já a partir deste sábado (15), nos blocos do pré-Carnaval
WhatsApp Image 2025-02-15 at 08.25.04

Durante o Carnaval, Campinas contará com tendas de acolhimento estrategicamente localizadas para oferecer suporte, informação e segurança a foliões em situação de risco. A iniciativa tem como objetivo combater o assédio, garantir um ambiente de festa mais seguro e respeitoso e já estará disponível a partir deste sábado (15), no pré-Carnaval da cidade.

No Bloco Vô Jajá, uma tenda de acolhimento funcionará das 12h às 18h, com dois voluntários preparados para orientar o público. No local, serão oferecidos informações sobre prevenção e combate ao assédio, distribuição de materiais informativos e apoio e acolhimento a vítimas de assédio ou outras situações de violência. O público encontrará a tenda na Rua Lux Aeterna, 383, Vila Marieta.


Continua após a publicidade

Entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março, as tendas de acolhimento estarão abertas diariamente das 10h às 22h, com troca de turnos ao longo do dia. Todos os voluntários receberam formação especializada para atuar no acolhimento e na prevenção do assédio.

Diferentemente de estruturas montadas apenas para blocos específicos, Campinas contará com pontos fixos de acolhimento. No entanto, equipes identificadas circularão pelos blocos para ampliar a cobertura do atendimento. Caso precise de ajuda, basta procurar um voluntário identificado com a camiseta do projeto.

Endereços das tendas fixas

Centro
1°/3 – Largo do Rosário
2/3 – Estação Cultura
4/3 – Largo do Rosário

Barão Geraldo
28/2 – Praça Durval Páttaro
1°/3 a 4/3 – Av. Santa Isabel

“Construir a campanha Carnaval Sem Assédio em coletivo foi fundamental para transformar a ideia em uma força real de mudança. A colaboração entre pessoas e organizações, como o Girl Up e a Assédio Não BR, mostrou que, juntos, podemos criar soluções mais eficazes e inclusivas. Juntos, estamos construindo um carnaval mais seguro, acolhedor e respeitoso para todos”, defende Gabriela Moisés, co-fundadora do Carnaval Sem Assédio.

“Acreditamos que os espaços de lazer devem ser acessíveis e seguros para todas as pessoas. O Carnaval, como celebração coletiva, não pode estar associado ao medo e à vulnerabilidade de tantas mulheres. Criar ambientes seguros não é um favor, é um compromisso com o respeito e a dignidade de todas”, diz Raiça Camargo, co-fundadora da Assédio Não BR.

Mapa de pontos de acolhimento

Além das tendas, será lançado um mapa interativo com os pontos de acolhimento espalhados pela cidade. A plataforma, desenvolvida dentro da campanha, estará disponível publicamente e incluirá:

  • Locais de acolhimento oficiais;
  • Tendas de suporte;
  • Bares certificados como espaços seguros para foliões.

O mapa será publicado em um site com informações verificadas, desenvolvidas por especialistas e pesquisadores da campanha. Os foliões serão informados sobre o mapa durante os desfiles de blocos, já que os voluntários farão essa divulgação ao longo dos próximos dias.

Campanha Carnaval sem assédio

A campanha Carnaval Sem Assédio, idealizada por Rebeca Cristina e Gabriela Moisés, surgiu em Campinas em 2024 como resposta ao aumento de 38% nas denúncias de violência sexual durante o período festivo, com foco especial na proteção de crianças e adolescentes. No primeiro ano, a ação alcançou 4 mil pessoas no carnaval de rua de Barão Geraldo, promovendo conscientização e estabelecendo parcerias com bares e blocos.

Em 2025, a campanha se fortalece com a instalação de tendas de acolhimento, capacitação de voluntários, distribuição de materiais informativos e colaboração entre o coletivo Girl Up Campinas e a empresa Assédio Não BR, reforçando o compromisso com um carnaval mais seguro e inclusivo.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

mortes influenza

Campinas registra mais 9 mortes por Influenza

cpat mutirão entrevistas

CPAT realiza mutirão de entrevistas para vagas no setor farmacêutico

P. Diddy condenado (Foto: Reprodução / SBT News)

Diddy é condenado por transporte para fins de prostituição, mas absolvido das acusações mais graves

Banco Central Rafa Neddermeyer Agência Brasil

Banco Central confirmou um ataque cibernético que atingiu prestadora de serviços

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.