Foto: Divulgação
Na tarde deste sábado (28), 15 famílias foram resgatadas de áreas alagadas nos bairros Chácaras Piracambaia e Chácaras Leandro, em Campinas. Os lugares estavam alagados desde as fortes chuvas que aconteceram na última sexta-feira (28).
A Defesa Civil de Campinas acionou o Corpo de Bombeiros para resgatar 38 pessoas, integrantes de 15 famílias, além 4 animais que estavam nos locais.
O órgão também entrou em contato com as Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, Serviços Públicos, Saúde e Sanasa, que prestam atendimento às famílias atingidas.
O nível da água nos bairros está abaixando, segundo informou a Prefeitura de Campinas através de nota. Já as famílias foram para casas de parentes.
Início da limpeza nos lugares atingidos em Campinas
A Secretaria de Serviços Públicos iniciou no sábado (28) a limpeza dos lugares que foram atingidos pela chuva em Campinas.
O Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec) registrou 226,7 milímetros de chuva nas últimas 72 horas.
Campinas segue em estado de atenção por conta das chuvas.
Atendimento às vítimas da chuva
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a Defesa Civil e a Secretaria de Saúde atendem também as 51 famílias atingidas no Beco Mokarzel, no Distrito de Souzas, que foi inundado pelo rio Atibaia no dia 27 de dezembro.
Algumas dessas famílias que estavam abrigadas em uma unidade de assistência social ou em casa de familiares, iniciaram o retorno para suas casas na manhã deste sábado (28).
Ao todo, 138 pessoas precisaram deixar suas casas e foram atendidas. Muitas dessas pessoas se abrigaram na casa de conhecidos.
Na Casa Betel foram abrigados cinco homens, três mulheres e duas crianças.
Duas famílias foram atingidas pelo mal tempo no Jardim Shangai e cinco no Jardim Nossa Senhora de Lourdes, a água não chegou a invadir as moradias, mas ambas foram acolhidas pela assistência social.
Itens distribuídos as vítimas:
- Cartões Nutrir;
- Colchões;
- Cobertores;
- Travesseiros;
- Fronhas;
- Lençois;
- Toalhas de banho;
- Kits de higiene pessoal;
- Kits de limpeza doméstica.
Ocorrências registradas em decorrência da chuva
Segundo a Defesa Civil foram registrados 139 ocorrências relacionados as chuvas, entre elas: 25 alagamentos de imóveis, 50 inundações graduais, 10 quedas de muro, 15 deslizamentos de terra e 7 quedas de árvores. Além de 51 casas sob intervenção do órgão.
Frente fria está concentrada em MG e pode ter pancadas de chuva no estado de SP durante a tarde
Pelas imagens mais recentes de radar e satélite, percebemos que a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e da frente fria continuam provocando instabilidades de até forte intensidade que estão concentradas neste momento no Estado de MG.
Em SP o dia amanhece sem registro de chuva, com o céu claro na maior parte do Estado e registro de pouca nebulosidade. As chuvas que poderemos ter serão mais para o meio da tarde com aquela característica típica das pancadas de verão.