Foto: Divulgação
Na tarde deste sábado (28), 15 famílias foram resgatadas de áreas alagadas nos bairros Chácaras Piracambaia e Chácaras Leandro, em Campinas. Os lugares estavam alagados desde as fortes chuvas que aconteceram na última sexta-feira (28).
A Defesa Civil de Campinas acionou o Corpo de Bombeiros para resgatar 38 pessoas, integrantes de 15 famílias, além 4 animais que estavam nos locais.
O órgão também entrou em contato com as Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, Serviços Públicos, Saúde e Sanasa, que prestam atendimento às famílias atingidas.
O nível da água nos bairros está abaixando, segundo informou a Prefeitura de Campinas através de nota. Já as famílias foram para casas de parentes.
Início da limpeza nos lugares atingidos em Campinas
A Secretaria de Serviços Públicos iniciou no sábado (28) a limpeza dos lugares que foram atingidos pela chuva em Campinas.
O Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec) registrou 226,7 milímetros de chuva nas últimas 72 horas.
Campinas segue em estado de atenção por conta das chuvas.
Atendimento às vítimas da chuva
A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, a Defesa Civil e a Secretaria de Saúde atendem também as 51 famílias atingidas no Beco Mokarzel, no Distrito de Souzas, que foi inundado pelo rio Atibaia no dia 27 de dezembro.
Continua após a publicidade

Algumas dessas famílias que estavam abrigadas em uma unidade de assistência social ou em casa de familiares, iniciaram o retorno para suas casas na manhã deste sábado (28).
Ao todo, 138 pessoas precisaram deixar suas casas e foram atendidas. Muitas dessas pessoas se abrigaram na casa de conhecidos.
Na Casa Betel foram abrigados cinco homens, três mulheres e duas crianças.

Duas famílias foram atingidas pelo mal tempo no Jardim Shangai e cinco no Jardim Nossa Senhora de Lourdes, a água não chegou a invadir as moradias, mas ambas foram acolhidas pela assistência social.
Itens distribuídos as vítimas:
- Cartões Nutrir;
- Colchões;
- Cobertores;
- Travesseiros;
- Fronhas;
- Lençois;
- Toalhas de banho;
- Kits de higiene pessoal;
- Kits de limpeza doméstica.
Ocorrências registradas em decorrência da chuva
Segundo a Defesa Civil foram registrados 139 ocorrências relacionados as chuvas, entre elas: 25 alagamentos de imóveis, 50 inundações graduais, 10 quedas de muro, 15 deslizamentos de terra e 7 quedas de árvores. Além de 51 casas sob intervenção do órgão.
Frente fria está concentrada em MG e pode ter pancadas de chuva no estado de SP durante a tarde
Pelas imagens mais recentes de radar e satélite, percebemos que a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e da frente fria continuam provocando instabilidades de até forte intensidade que estão concentradas neste momento no Estado de MG.

Em SP o dia amanhece sem registro de chuva, com o céu claro na maior parte do Estado e registro de pouca nebulosidade. As chuvas que poderemos ter serão mais para o meio da tarde com aquela característica típica das pancadas de verão.