Fotos: Prefeitura de Santos
Uma técnica de enfermagem, de 45 anos, e o namorado, 30, foram indiciados por maus-tratos a animais em Santos. O flagrante ocorreu na última quarta-feira (29), na Rua Castro Alves, no Embaré, após uma denúncia feita à Guarda Civil Municipal (GCM). Vizinhos relataram não suportar mais o mau cheiro vindo do imóvel.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os GCMs encontraram equipes da Polícia Militar (PM) e da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (CODEVIDA) no local. Inicialmente, os proprietários impediram a entrada dos agentes, mas depois permitiram o acesso.
No interior do imóvel, foram constatadas condições insalubres e o estado crítico dos animais. Dois filhotes mortos foram encontrados em um saco de lixo, enquanto outros 17 cães, em situação de maus-tratos, foram resgatados em três viaturas e levados, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente.
A dona da casa foi levada ao 3° Distrito Policial de Santos para o registro da ocorrência, e tanto ela quanto o namorado compareceram acompanhados de um advogado. O caso foi formalizado como “praticar ato de abuso de animais”. A delegacia solicitou perícia no local e segue investigando os fatos.
Atendimento clínico
Desde as primeiras horas de quinta-feira (30), os profissionais iniciaram os cuidados clínicos emergenciais aos cães resgatados. Segundo a Prefeitura de Santos, os procedimentos iniciais incluíram banho e tosa, avaliação dos parâmetros vitais, análise de castração, coleta de sangue para exames laboratoriais e microchipagem.
Para a coordenadora da Codevida, Jéssica Riesco, animais com histórico de maus-tratos carregam traumas que podem ser minimizados com a adoção.
“Sem um lar, muitos acabarão tendo como destino envelhecer em uma baia, principalmente os Sem Raça Definida (SRD). É muito importante que a população entenda que, independentemente da raça ou características, todos estes animais passaram pelas mesmas privações e maus tratos e merecem uma segunda chance”, disse.
Com os resultados dos exames, será possível determinar o tempo de tratamento para cada animal. A administração municipal, além disso, garantiu que todos os animais resgatados estão recebendo atendimento completo e serão monitorados até que estejam saudáveis e aptos a serem adotados.