fbpx
Search
Close this search box.

Gratuidade no transporte público está garantida neste domingo (6)

Bloqueios, desvios e operações especiais também asseguram o exercício da democracia no 1º turno das eleições municipais de 2024

A partir das 6h deste domingo (6), o eleitor campineiro já pode fazer uso da gratuidade do transporte público para ir às urnas exercer o direito ao voto. O decreto Nº 23.584/2024, garantindo o benefício, foi publicado na edição da última terça-feira (1º de outubro), do Diário Oficial do Município. A gratuidade está assegurada até as 19h, para que nenhum eleitor tenha dificuldade de deslocamento nesse primeiro turno das Eleições 2024.

Além da gratuidade no transporte público coletivo municipal, a frota de ônibus vai operar com 100% da capacidade, com a mesma quantidade de veículos disponível em dias úteis.

Campinas tem, atualmente, 1.006 ônibus, distribuídos em 237 linhas. Em agosto, foram transportados uma média de 447 mil passageiros por dia útil.

Bloqueios e desvios

Para apoiar a realização das eleições municipais, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou uma operação especial para o transporte coletivo e trânsito neste domingo (6). O objetivo é orientar os usuários do transporte coletivo e garantir a segurança e fluidez do tráfego durante a votação.

Desde a madrugada deste sábado (5), 45 Agentes da Mobilidade Urbana, da Emdec apoiam a Justiça Eleitoral, fazendo as reservas de vagas na região central, tanto para estacionamento de veículos autorizados quanto para carga e descarga das urnas eleitorais.

As operações incluem, também, bloqueios e desvios desde às 5h30 deste domingo. Os bloqueios seguem até o final da apuração.

Veja quais são:

– Avenida Francisco Glicério entre avenidas Benjamin Constant e Dr. Campos Sales.

Os veículos seguirão pela Benjamin Constant até a Senador Saraiva; e pela Campos Sales, retomam o curso normal.

– Rua General Osório, entre a rua José Paulino e avenida Anchieta.

Veículos: os veículos seguem pelas ruas José Paulino e Barreto Leme.

Ônibus: neste ponto, os ônibus deverão seguir pela Campos Sales e retomar o trajeto indo até a Francisco Glicério e, pela rua Conceição, até a Irmã Serafina para retornarem a seus cursos normais.

Os cruzamentos da rua General Osório com as ruas Dr. Quirino e Luzitana permanecem liberados somente para a travessia da via.

– Rua Barão de Jaguara, entre rua Conceição e avenida Dr. Thomaz Alves.

O tráfego deverá seguir pelas ruas Conceição e Luzitana.

– Rua Cesar Bierrenbach, entre as ruas Dr. Quirino e Barão de Jaguara.

O trânsito seguirá pela rua Dr. Quirino até a Conceição e Luzitana.

– Rua Bernardino de Campos, entre a rua Barão de Jaguara e avenida Francisco Glicério.

Motoristas seguirão pela rua Barão de Jaguara até a avenida Benjamin Constant.

– Rua Bernardino de Campos, entre a rua Regente Feijó e avenida Francisco Glicério.

Neste caso mantém-se o pré-bloqueio executado no sábado no cruzamento das ruas Bernardino de Campos com José Paulino. Os veículos deverão seguir pelas vias José Paulino, Benjamin Constant até a Senador Saraiva para pegar a Campos Sales e seguir o curso normal.

– Rua Regente Feijó, entre avenida Benjamin Constant e rua General Osório.

Os veículos deverão seguir pela Benjamin Constant até a Senador Saraiva, Campos Sales até o retorno à Francisco Glicério.

Locais de votação

A Emdec ainda mantém, ao longo do dia, agentes fixos nas escolas que recebem maior número de eleitores. Equipes volantes fazem vistorias e monitoram todos os locais de votação da cidade.

As escolas que receberão agentes fixos são:

  • Carlos Gomes, na avenida Anchieta;
  • Bento Quirino, na avenida Orosimbo Maia;
  • Aníbal de Freitas, na rua Primeiro de Março;
  • Adalberto Nascimento, na rua Adalberto Maia.

Todas as ações presenciais são acompanhadas por equipes semafóricas e profissionais da Central de Monitoramento de Operações.

Na rua General Osório e na avenida Francisco Glicério, agentes de bicicleta orientam os passageiros nos pontos impactados pelos desvios e bloqueios.

Ciclofaixa de Lazer

A operação da Ciclofaixa de Lazer Taquaral Norte-Sul está suspensa neste domingo. Normalmente, o espaço é aberto aos ciclistas sempre aos domingos e feriados, das 7h às 12h.

A “Operação Lagoa”, que também é realizada aos domingos e feriados, no entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e Praça Arautos da Paz, está ativa, até às 13h.

Autor

Mais lidas

Deslizamento de terra deixa Rodovia Mogi-Bertioga interditada após forte chuva

Estação Verão Show 2025 – Praia Grande: Ferrugem, SPC, Hungria, Criolo e Mano Brown entre as atrações

Vídeo: grave acidente em Bertioga deixa três mortos

Botafogo e Portuguesa-RJ: onde assistir, horário e escalações

Advogado é baleado na cabeça após tentativa de assalto em Hortolândia

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.