Hospital Mário Gatti promove multirão de prevenção e diagnóstico de câncer de pele

A ação será nesta sábado (7), das 9h às 15h
unnamed (80)

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, a Secretaria Municipal de Saúde e a disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizarão um mutirão de prevenção e diagnóstico de câncer de pele no ambulatório do Mário Gatti, no sábado (7), das 9h às 15h.

A atividade é aberta ao público e integra a campanha Dezembro Laranja da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que esse ano traz a mensagem “proteger a pele é proteger a saúde”.

Não é necessário encaminhamento ou agendamento prévio. Os pacientes devem comparecer ao ambulatório (Avenida Prefeito Faria Lima 200) com documento de identidade ou CPF, cartão SUS e comprovante de endereço.

Segundo a dermatologista do HC e coordenadora da campanha pela Unicamp, Thaís Helena Buffo, pacientes atendidos no mutirão com suspeita de câncer serão encaminhados, já com agendamento marcado, para consulta especializada no Hospital Mário Gatti, a Policlínica 2 ou Hospital de Clínicas da Unicamp.

Incidência

O câncer da pele é o câncer mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.

Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares, responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele e registra 8,4 mil casos anualmente.

Sintomas


Continua após a publicidade

O câncer da pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, somente um exame clínico feito por um médico especializado, ou uma biópsia, podem diagnosticar o câncer da pele.

Há, no entanto, sintomas que podem ser indicativos de câncer, como lesões na pele de aparência elevada e brilhante, avermelhada, castanha ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente.

Pinta preta ou castanha que muda de cor, textura ou que fica irregular nas bordas e cresce de tamanho também pode indicar câncer, como mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Prevenção

Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, o uso de protetor solar, mesmo em dias nublados, são medidas importantes para prevenir o câncer de pele. É necessário reaplicar o filtro solar a cada duas horas durante a exposição solar, após mergulho ou grande transpiração. Mesmo filtros solares “à prova d’água” devem ser reaplicados.

Use chapéus ou bonés e óculos escuros para proteger o couro cabeludo, os olhos e o rosto da exposição solar e cubra áreas do corpo expostas por muito tempo com blusas de manga comprida e calças.

Consulte um dermatologista regularmente. O médico, não só avaliará a sua pele com cuidado, como também dará dicas de como você deve se cuidar adequadamente, a fim de evitar o câncer de pele e outras doenças.

Mais lidas
professor abuso.png

Professor é preso suspeito de abusar de adolescente em banheiro público

Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

WhatsApp Image 2025-03-30 at 16.13.25

Mulher com licenciamento vencido foge de blitz e bate carro em poste

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.58.31

Usuário de drogas, neto mata avó com golpes de marreta

grávida ameaça médico

Grávida ameaça bater em médico após ele negar atestado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.