As fortes chuvas que atingiram o município de Peruíbe (SP) deixaram mais de 400 pessoas desabrigadas e desencadearam uma onda de solidariedade. Para ajudar a minimizar os impactos da situação, a distribuidora de energia elétrica, Neoenergia Elektro, lançou uma campanha de doações, com o apoio de Beatriz Souza, judoca campeã olímpica.
Natural de Itariri e criada em Peruíbe, a atleta gravou um vídeo com dicas de segurança para situações de alagamento, e aproveitou sua visibilidade para mobilizar mais doações às famílias afetadas.
“Minha cidade está passando por um momento muito difícil. Quero ajudar de todas as formas possíveis e conto com vocês para fazermos a diferença”, declarou em um vídeo publicado nas redes sociais.
A Neoenergia Elektro montou um ponto de arrecadação na loja de atendimento ao cliente, na Rua dos Pescadores, 126, no Centro de Peruíbe. Itens como produtos de higiene pessoal, roupas de cama e banho, fraldas infantis e geriátricas, além de rações para cães e gatos, são bem-vindos.
As doações podem ser entregues das 8h às 17h até o dia 16 e das 9h às 18h a partir do dia 17 de janeiro.
Número de abrigados em Peruíbe cai para 251
A Defesa Civil de Peruíbe atualizou a situação das inundações na segunda-feira (13). Segundo o órgão, o nível das águas recuou cerca de 70%, e dos três abrigos humanitários montados, um foi desativado. O número de pessoas nos abrigos caiu de 463 para 251.
Apesar da redução nas águas, os trabalhos de resgates continuam intensos. Cerca de 100 animais foram resgatados, incluindo um cavalo que foi encontrado em cima do telhado de uma residência no bairro Nova Peruíbe. Além disso, outros 100 animais seguem sendo assistidos diretamente nas residências.
O órgão também informou que não há registros de deslizamentos de terra na região e que os trabalhos de monitoramento e assistência seguem em campo.
Ajuda humanitária
A prefeitura informou que kits de limpeza, higiene, colchões e alimentos estão sendo distribuídos para as famílias afetadas.
Para receber os itens, os moradores precisam se cadastrar nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou entrar em contato pelos números 153 e 199, com atendimento das 9h às 17h.
Além do suporte direto às famílias, a administração municipal realiza serviços de limpeza e desinfecção nas áreas mais afetadas, como os bairros Caraguava e Vila Erminda.