A Prefeitura de Sumaré anunciou nesta quarta-feira (5) o lançamento do Programa ‘Nosso Quilombo Limpo’, com um robusto investimento de R$ 351 milhões, destinado à melhoria do saneamento básico e à recuperação ambiental da região.
Este investimento em parceria com a BRK Ambiental, concessionária responsável pelo saneamento da cidade, foi formalizado em uma audiência com o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), com a presença dos promotores de justiça Dr. Ivan, Dr. Rodrigo, Dra. Luciane e Dr. Flávia.
Segundo o prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, este é o maior nvestimento em saneamento e sustentabilidade que a cidade já recebeu. Atualmente, apenas 28% do esgoto de Sumaré é tratado, e 5% da população ainda não dispõe de redes coletoras, acarretando graves consequências para a saúde pública e o meio ambiente.
Com o Programa Nosso Quilombo Limpo, pretende-se não só ampliar a infraestrutura de saneamento, mas também realizar a despoluição do Ribeirão Quilombo, Tijuco Preto e outros cursos d’água, além de implementar projetos de macro drenagem para mitigar enchentes em áreas suscetíveis. Esta iniciativa é um passo decisivo para transformar a cidade, que até agora enfrentava um impasse de oito anos devido à falta de reconhecimento da BRK como concessionária.
O cronograma de obras prevê progressos significativos: até 2026, 30% do esgoto será tratado; até 2028, a cobertura será de 70%; e, finalmente, até 2030, espera-se que 100% do esgoto da cidade seja tratado, realizando o sonho de um quilombo limpo.
Continua após a publicidade
Além dos benefícios ambientais e de saúde pública, o programa também impulsionará a economia local, com investimentos sólidos ao longo da rodovia dos Bandeirantes. Este desenvolvimento abrangerá a instalação de novas infraestruturas como Estações de Tratamento de Água (ETA), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), redes coletoras e novas adutoras de água.