Imagem: TVTODODIA
As aulas na rede municipal de ensino em Santa Bárbara d’Oeste foram suspensas nesta terça-feira (4) devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, resultando em um dos maiores alagamentos da história do município. As aulas serão retomadas assim que a situação se normalizar.
De acordo com medições da Defesa Civil, mais de 400 milímetros de chuva caíram nos últimos 7 dias. A previsão do tempo aponta a possibilidade de mais 200 milímetros de água até quinta-feira (6) e outros 190 milímetros até o domingo (9).
As equipes da Prefeitura estão atuando de forma ininterrupta nos pontos de alagamento e em outros locais afetados. Os pontos de alagamento foram registrados nos bairros Jardim Conceição, Vila Sartori, Santa Alice, Jardim Augusto Cavalheiro, Vila Diva, Jardim Batagin, Jardim Icaraí e Cruzeiro do Sul.
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e de outros setores da Prefeitura permanecem mobilizadas para prestar toda a assistência necessária às famílias atingidas. A Prefeitura disponibilizou barcos para remoção das pessoas e de objetos, produtos de limpeza, além de abrigo no Ginásio Municipal “Mirzinho Daniel” para as famílias que desejarem se alojar no local.
O DAE (Departamento de Água e Esgoto) realiza o monitoramento das represas que abastecem o município e, devido ao volume expressivo de chuvas, o sistema de captação de água bruta da Estação Elevatória Santa Alice (Represinha) precisou ser paralisado, já que a água invadiu as cabines de entrada de energia elétrica, oferecendo riscos de segurança e de possíveis danos nas motobombas. O sistema segue nesta terça-feira (4) em situação crítica e o abastecimento de água tratada permanece afetado no município.
O Departamento reforça o pedido de compreensão da população pelos transtornos e informa que segue com equipes monitorando a situação para que ela se normalize o quanto antes.