Foto: Google / Reprodução
Um terremoto de magnitude preliminar 6,9 na Escala Richter foi registrado no Japão nesta segunda-feira (13), provocando um alerta de tsunami para diversas regiões costeiras do país.
O tremor ocorreu às 21h19 no horário local (9h19 no horário de Brasília), com epicentro no mar Hyuga, no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 30 quilômetros, segundo a agência japonesa NHK.
As províncias de Miyazaki e Kochi, próximas ao epicentro, foram as mais afetadas pelo alerta, que permaneceu em vigor por quase três horas e foi suspenso às 23h52 (11h52 em Brasília). (veja o vídeo abaixo)
Durante o período, as autoridades orientaram os moradores a se afastarem das áreas costeiras e de rios devido ao risco de ondas maiores.
Pequenas ondas foram registradas: em Miyazaki, uma de 20 centímetros atingiu o porto às 21h48, enquanto na cidade de Tosashimizu, em Kochi, uma onda de 10 centímetros foi observada. Apesar do tamanho reduzido, as autoridades alertaram sobre o risco de instabilidade nas águas e possível aumento das ondas para até um metro, o que não ocorreu.
Outras cidades, incluindo Wakayama, Hiroshima, Tokushima, Ehime, Kagoshima, Tanegashima, Yakushima, além das ilhas Amami e Tokara, receberam alertas sobre o aumento do nível do mar. Nessas localidades, no entanto, não houve registros de destruição ou impacto significativo.
Até o momento, não foram identificados danos estruturais provocados pelo terremoto, e nenhuma planta nuclear foi afetada, segundo a agência Associated Press.
O Japão, localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, é uma das regiões mais sísmicas do mundo. Em março de 2011, o país enfrentou o terremoto mais devastador de sua história.