Vídeo: Receita Federal
A Receita Federal apreendeu 815 kg de cocaína no Porto de Santos na manhã de terça-feira (11). De acordo com o órgão, a droga estava escondida em um carregamento de 100 toneladas de café, detido durante uma fiscalização de rotina realizada pela Alfândega.
Durante a verificação, a carga ilícita foi encontrada em três big bags [‘sacos grandes’, em inglês], onde parte do café em grãos foi substituída por tabletes de cocaína. O carregamento, distribuído em cinco contêineres, tinha como destino o porto de Antuérpia, na Bélgica.
As imagens registradas pela equipe mostram os tabletes de droga apreendidos. Alguns deles estavam marcados com o símbolo do Super-Homem, enquanto outros traziam a inscrição “Big Bang”, uma referência à teoria científica sobre a origem do universo.
A identificação da droga foi possível graças ao uso de escâneres, critérios de análise de risco e a atuação de cães farejadores da Receita. Inclusive, um dos cães sinalizou a presença de entorpecentes durante a inspeção, o que levou à apreensão.
Após a confirmação da contaminação, a Polícia Federal (PF) foi acionada para realizar a perícia e dar início à investigação. O caso será apurado em inquérito policial para identificar os responsáveis. Ninguém foi preso.