fbpx
Search
Close this search box.

Alesp aprova projeto de Paulo Mansur para publicidade nas rodovias de SP

PL trata da autorização para colocar anúncios em terrenos próximos às estradas estaduais
Foto/divulgação

Movimentar a economia, reduzir tarifas de pedágio e melhorar estradas são os principais objetivos do Projeto de Lei nº 268/2024, aprovado nesta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A nova legislação altera as regras sobre a exploração da publicidade nas rodovias estaduais, permitindo que a publicidade seja realizada não apenas por outdoors, mas também de forma digital nas cabines de pedágio.

De acordo com o deputado estadual Paulo Mansur (PL), autor do projeto, a mudança trará benefícios para as concessionárias de rodovias, o mercado publicitário e os motoristas. “A alteração traz uma situação de ganha-ganha para todos os envolvidos”, afirma.

O parlamentar também destaca que a medida também ‘contribuirá para a redução das tarifas de pedágio e melhorias nas rodovias por meio de investimentos’.

Projeto aprovado! E agora, o que muda?

A nova lei revoga o artigo 21 da Lei 8.900, de 29 de setembro de 1994 – a Lei de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo -, e inclui o artigo 51-A, que regulamenta a instalação de anúncios nas rodovias estaduais.

De acordo com o novo artigo, a colocação de peças publicitárias será autorizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), e nas rodovias concedidas, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) será responsável pela autorização.

Além disso, o projeto prevê que pelo menos 50% das receitas provenientes da publicidade sejam destinadas à modicidade tarifária, ou seja, à redução do valor do pedágio ou investimentos em obras e serviços que beneficiem a população.

O deputado acredita que essa mudança tem potencial para gerar mais recursos para a melhoria da infraestrutura rodoviária e beneficiar diretamente os motoristas que utilizam as estradas.

Para Paulo Mansur, o projeto, além de gerar mais oportunidades de empregos e renda, também amplia chances de incremento à arrecadação do estado e municípios por meio da tributação – Foto/Reprodução

Entenda os benefícios

O mercado publicitário no Brasil, segundo levantamento da empresa de consultoria, Deloitte, movimentou R$ 49 bilhões em 2019, gerando quase meio milhão de empregos diretos e indiretos.

A publicidade digital, que já é uma tendência crescente, alcançou R$ 16,4 bilhões no primeiro semestre de 2023, representando um crescimento de 11% em relação ao ano anterior.

Com uma malha viária de 37 mil quilômetros, o Estado de São Paulo está bem posicionado para aproveitar as novas oportunidades criadas pela mudança na legislação, impulsionando o desenvolvimento do mercado publicitário e gerando mais tributos, como o ISS (Imposto Sobre Serviços), que também pode contribuir para o aumento da arrecadação dos estados e municípios.

Desta forma, a aprovação abre novas portas para o desenvolvimento econômico, enquanto promete beneficiar a população com melhorias nas rodovias e redução de custos para quem utiliza as estradas.

Autor

Mais lidas

Empresário é encontrado morto em Americana

Mãe que matou filho com cocaína contou à polícia que havia apenas amamentado e colocado o bebê para dormir

Programação do Réveillon 2025 em São Paulo

Exclusivo: Homem que assassinou menino Mateus em Assis (SP) levava serrote em mochila

Cacá, zagueiro do Corinthians, tem foto íntima vazada

VEJA TAMBÉM