O Governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) adiaram o leilão do Túnel Santos-Guarujá para 5 de setembro. A nova data foi definida após o roadshow internacional na Europa (assista abaixo), que atraiu grandes empresas do setor de infraestrutura e gerou contribuições para aprimorar o projeto.
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá, na Baixada Santista. Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros sob o leito do canal, o túnel será o primeiro do tipo no Brasil a utilizar a técnica de túnel imerso. O método já é aplicado em países como Holanda e Japão.
De acordo com o Governo Estadual, a infraestrutura incluirá três faixas por sentido, com uma dedicada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e outra para pedestres e ciclistas. Sistemas modernos de ventilação, iluminação e segurança fazem parte do projeto, e têm objetivo de atender tanto à mobilidade quanto à sustentabilidade.
Antes, o certame estava definido para 1º de agosto.
Concessão
De acordo com o edital de concessão, lançado em 27 de fevereiro de 2025 pelo Governo de São Paulo e o Governo Federal, o túnel vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas. Atualmente, a travessia é feita por balsa ou por cerca de 40 km de rodovia.
Mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Com investimento estimado em R$ 6 bilhões, o túnel também deve criar cerca de 9 mil empregos – diretos e indiretos.
O contrato de concessão prevê um período de 30 anos para preparar construção, operação e manutenção. A concessionária responsável – em processo de escolha – será remunerada por pedágio, contraprestação pública e receitas acessórias. O critério de seleção será o maior desconto sobre a contraprestação pública.
Saiba como será a ligação Santos-Guarujá, primeiro túnel imerso do Brasil
A viagem costuma durar aproximadamente uma hora pela estrada. Por balsa, o trajeto pode levar 18 minutos. Com o túnel, poderá ser feito em menos de dois minutos.
“No futuro, vamos ver uma Baixada Santista completamente reformulada e temos que preparar a região para novidades como a transição energética”, disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A estrutura do túnel será formada por seis módulos de concreto pré-moldados, construídos em uma doca seca. Após testes de vedação na água, os módulos serão transportados por flutuação e instalados no fundo do canal.

Após 100 anos de espera, a realização do Túnel Santos-Guarujá é fruto de um esforço conjunto entre o Governo de São Paulo, o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Autoridade Portuária de Santos (APS).