Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Prefeitura de Valinhos suspende contrato firmado na antiga gestão por possíveis irregularidades

Empresa Mitra, responsável pelo Cartão Cidadão, recebeu mais de R$ 10 milhões dos cofres públicos sem realizar a entrega dos serviços
56e19a0775f3649d8de11ed452fd5489

A Prefeitura de Valinhos suspendeu o contrato com a empresa Mitra – Acesso em Rede e Tecnologia da Informação Municipal S.A., responsável pela emissão do Cartão Cidadão. A medida, busca apurar irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TC/SP) e pela Controladoria Geral do Município no processo licitatório e na execução do contrato firmado durante a antiga gestão do município.

De acordo com a Secretaria de Assuntos Jurídicos, o relatório da Controladoria aponta que, apesar das inconsistências entre os objetos do contrato e os serviços entregues pela empresa, os pagamentos mensais de aproximadamente R$ 500 mil continuaram sendo executados. Ao todo, a Mitra recebeu mais de R$ 10 milhões dos cofres públicos, sem realizar a entrega efetiva dos serviços contratados.


Continua após a publicidade

Além da suspensão do contrato, o atual prefeito Franklin (PL) também determinou o bloqueio do pagamento referente ao mês de janeiro de 2025.

Ainda segundo a Secretaria de Assuntos Jurídicos, entre os motivos que sustentam a suspensão do contrato estão o baixo número de cartões expedidos, além da falta de integração dos sistemas da empresa com os utilizados pelas secretarias de Educação e Saúde, e a descontinuidade do módulo da Secretaria da Fazenda.

A apuração das possíveis irregularidades será realizada por meio de uma sindicância administrativa conduzida por uma comissão formada por membros das secretarias de Assuntos Jurídicos, Licitações e Fazenda.

Na última sexta-feira (31), foi publicado um decreto que elimina a obrigatoriedade de apresentação do Cartão Cidadão para acesso aos serviços municipais.

A medida busca desburocratizar e agilizar o atendimento à população, eliminando um requisito que vinha dificultando o acesso a serviços públicos nas áreas de esporte, cultura, saúde, educação, assistência social, entre outras. A decisão foi motivada, entre outros fatores, pela ineficiência no cadastramento. Em dois anos de contrato, apesar do alto valor recebido pela empresa, apenas 20 mil cartões foram expedidos, o que representa menos de 20% da população.

Agora, com a suspensão do contrato com a Mitra, a Prefeitura assume o atendimento prestado na Central do Cidadão. A emissão dos cartões também está suspensa.

Os atendimentos do DAEV, Cad Único, Sebrae, Fazenda e Execução Fiscal continuam sendo realizados normalmente na Central do Cidadão, localizada no Paço Municipal, agora sem a necessidade de apresentação do Cartão Cidadão.


Continua após a publicidade

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.