A empresa Eslováquia Klein Vision, anunciou o AirCar 2, o primeiro protótipo de carro esportivo voador apto para produção. O projeto deve ser lançado em setembro de 2025, com as primeiras unidades sendo entregues já no início de 2026, sendo o primeiro a ser produzido em larga escala no mundo, e prometendo mudar o futuro da mobilidade.
Combinando praticidade, luxo e tecnologia de ponta, o carro voador eslovaco deve ser fácil de pilotar até por quem não possui experiência em aviação. O automóvel possui dois assentos, asas que se dobram e encaixam, e uma cauda que se estende em 80 segundos para a decolagem.
O desempenho também impressiona: o AirCar 2 atinge 249 km/h no ar e 200 km/h em terra, com autonomia de até 1.000 km no voo e 800 km na estrada. O motor tem 280 cavalos de potência no modelo mais simples, mas uma versão biturbo pode chegar a 340 cavalos. No entanto, por não contar com cabine pressurizada, o carro não pode ultrapassar a altitude de 3.050 metros.
O modelo foi desenvolvido por 30 anos e passou por mais de 500 testes de voo e pode revolucionar o transporte aéreo. Além disso, caso o lançamento seja um sucesso, a empresa pode criar uma versão anfíbia do modelo, capaz de operar na terra, no ar e na água.
Os preços devem variar entre US$ 800 mil e US$ 1,2 milhão, dependendo do nível de acabamento interno e dos opcionais escolhidos.