Santos projeta receber mais de 3 milhões de turistas na temporada de verão

A previsão indica um crescimento de aproximadamente 8% em relação ao ano anterior
praia_turismo_1

Com previsão de calor, tempo bom e as novas atrações que a Cidade oferece, Santos projeta receber mais de 3 milhões de visitantes na próxima temporada de verão (dezembro de 2024 a março de 2025). Realizada pela Seção Observatório do Turismo (Seotur), da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), a previsão indica um crescimento de aproximadamente 8% em relação ao ano anterior, a melhor na cidade desde 2016.

Em virtude das altas temperaturas, férias escolares e festas de fim de ano, a temporada de verão é o período em que a cidade recebe mais turistas, sejam aqueles interessados nas praias e outras atrações da região da orla como o Aquário, Orquidário e o Novo Quebra-Mar; os que procuram o Centro Histórico em busca de pontos como Museu Pelé, a linha turística do bonde, o Museu do Café, o Monte Serrat etc., além dos milhares de passageiros em trânsito oriundos dos cruzeiros marítimos.

O verão de 2025 no Brasil promete ser um dos mais quentes da história. Com a transição para o término do fenômeno El Niño, o Sudeste deve ter uma redução nas chuvas em relação ao padrão típico para a estação, o que deve atrair milhares de turistas em destinos litorâneos e que permitam atividades ao ar livre.

De acordo com a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, além da questão meteorológica, são muitos os motivos para acreditar que a próxima temporada de verão será histórica para Santos. “Será a primeira com o Parque Valongo à disposição dos turistas. Um novo atrativo que se soma ao Novo Quebra-Mar, totalmente revitalizado e com atrações para toda a família. Temos a nossa já tradicional queima de fogos do réveillon, que é a segunda maior do Brasil, e as riqueza do Centro Histórico como o Museu Pelé, o bonde e tantos outros”.

A secretária citou também outras novidades como a escolha, por meio de chamamento público, de agência de turismo receptivo que vai ocupar os Postos de Informação Turística (PITs) da Praça Mauá e Aquário, a fim de oferecer passeios, roteiros temáticos e náuticos, walking tours e prestar informações. O plano é que comece a atuar até o fim de novembro. “Além disso, para dezembro, a projeção é de que essa empresa comece a operar uma linha turística, inclusive passando no terminal marítimo de cruzeiros. Por falar nisso, a temporada de cruzeiros 2024/2025 deve ser uma das maiores dos últimos anos, atraindo pelo menos um milhão de pessoas”.


Continua após a publicidade

Outro fator que beneficia o turismo interno é a forte alta do dólar. Com o impacto nos custos das viagens mais longas, sobretudo passagens aéreas e gastos no exterior, turistas tendem a se voltar aos destinos internos e mais próximos dos grandes centros. É o caso de Santos, cidade servida por rodovias conectando a alguns dos maiores aglomerados populacionais do Estado (Capital e Grande ABC, Campinas, Vale do Paraíba e Sorocaba, todos a algumas horas de distância).  

Além da excelente infraestrutura turística, o Município oferece ampla oferta de hotéis de qualidade, inclusive com bandeiras de redes internacionais, totalizando mais de 2,4 mil quartos, 5,1 mil leitos em 35 estabelecimentos, entre hotéis, pousadas e hostels.

Rercordes e ascensão

O turismo em Santos vive um momento de ascensão e quebra de marcas. As médias de ocupação hoteleira de setembro foram 61% (a melhor desde 2011) e 58% (melhor desde 2009). Nas últimas férias de julho, veio um milhão de turistas e a ocupação dos hotéis foi 12% maior que a do mesmo período em 2023.

Em todo 2023, o turismo bateu recorde de arrecadação de Imposto Sobre Serviços (ISS), com mais de R$ 13,7 milhões, 171% maior do que no ano anterior e recorde da série histórica, que começou a ser apurada em 2018. A rede hoteleira registrou a melhor média desde 2014, enquanto equipamentos turísticos como o Museu Pelé e o bonde bateram recorde de movimentação de passageiros.

Somente na temporada de verão 2023/2024, o segmento injetou R$ 6,7 milhões de ISS em Santos.

Mais lidas
professor abuso.png

Professor é preso suspeito de abusar de adolescente em banheiro público

Dorival Júnior foi demitido do cargo de técnico da Seleção Brasileira rafael ribeiro cbf

Dorival é demitido da Seleção Brasileira e CBF pagará multa milionária

WhatsApp Image 2025-03-30 at 16.13.25

Mulher com licenciamento vencido foge de blitz e bate carro em poste

WhatsApp Image 2025-03-31 at 09.58.31

Usuário de drogas, neto mata avó com golpes de marreta

grávida ameaça médico

Grávida ameaça bater em médico após ele negar atestado

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.