Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Toyota e sindicato fazem acordo para fechar fábrica do Corolla em Indaiatuba

A unidade de Indaiatuba existe desde 1998 e conta com 1,5 mil funcionários
toyota2

O Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região divulgou nesta quinta-feira (23/05) que chegou a um acordo de salários e benefícios com a Toyota para os funcionários da unidade em Indaiatuba, que será fechada até 2026. A empresa vai ampliar a planta em Sorocaba. Entre os principais pontos do acerto estão o pagamento de 45 salários e de outros dois salários extras por ano trabalhado para os que optarem para a saída voluntária da empresa (PDV). O acordo foi aprovado em assembleia na última quarta-feira(22/05).


Continua após a publicidade

A unidade de Indaiatuba existe desde 1998 e conta com 1,5 mil funcionários. A principal produção no local é a do Corolla.

Quem optar por continuar trabalhando em Sorocaba terá o emprego garantido até julho de 2029. Se quiser continuar em Indaiatuba, receberá 2 salários mais R$ 15 mil, enquanto quem aceitar se mudar de cidade ainda receberá mais 2,4 salários. Há também uma cláusula de arrepedimento, permitindo que o funcionário tenha 7 meses para mudar de ideia e pedir demissão, recebendo o mesmo pacote negociado, descontando os valores recebidos na transferência.

Em nota, a Toyota do Brasil confirmou a conclusão, junto ao Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, da “negociação da operacionalização da transferência e PDV dos funcionários de Indaiatuba”.

“A proposta foi elaborada em comum acordo entre a empresa e a entidade, e aprovada na Assembleia Soberana. Para conhecimento, o acordo oferece condições de apoio aos funcionários que optarem por acompanhar a companhia na mudança para Sorocaba, como auxílio transferência e um período de estabilidade. Para os que decidirem não seguir nessa jornada, a fabricante oferece o PDV, que inclui um pacote.

Como próximos passos, a Toyota aguarda a decisão individual dos funcionários. A empresa reitera que seguirá sua atuação baseada em manter o diálogo aberto e respeitoso com todos os agentes da sociedade”.


Continua após a publicidade

Autor

VEJA TAMBÉM

travessia-hídrica-projeto

SP apresenta projeto de concessão das Travessias Hídricas em Portugal

Banco Central do Brasil (Foto: Reprodução; Marcello Casal / Agência Brasil)

BC autoriza retomada dos serviços da C&M Software após ataque hacker

Dólar em queda (Foto: Arquivo pessoal)

Dólar recua e fecha no menor nível desde agosto de 2024; saiba quanto

Salário mínimo SP

Novo salário mínimo de São Paulo entra em vigor com valor 18,8% acima do piso nacional

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.