O Corpo de Bombeiros concluiu os trabalhos em Vinhedo, no local do acidente com a aeronave da Voepass Linhas Aéreas, ocorrido na tarde de sexta-feira (09/08). As equipes finalizaram a mobilização às 22:45 de sábado (10/08), após a retirada das 62 vítimas. Os escombros permanecem no local sob responsabilidade do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
Todos os corpos já estão no IML Central (SP). A unidade segue com atendimento ininterrupto e exclusivo às vítimas do acidente aéreo. São cerca de 40 profissionais entre médicos e equipes de odontologia legal, antropologia e radiologia. As demais ocorrências que seriam atendidas no local estão sendo direcionadas para as unidades do IML nas zonas leste e oeste, que funcionarão 24 horas. O IML da zona norte também prestará apoio para casos de clínica médica.
Até o momento, dois corpos foram identificados. As famílias serão as primeiras a serem comunicadas sobre o avanço dos trabalhos de reconhecimento.
Veja também:
- Caixas pretas de aeronave foram encaminhas para análise em Brasília
- Após 24 horas da queda do avião em Vinhedo, cerca de 31 corpos já foram retirados
- Companhia aérea confirma morte de mais um passageiros e número de mortos sobe para 62
- Tudo o que se sabe sobre queda de avião que matou 61 pessoas em Vinhedo
- “Quando entrei, já vi três pessoas em óbito”, relata vizinho de condomínio onde avião caiu
Acolhimento
No sábado (10/08), 26 famílias de vítimas do acidente com a aeronave da Voepass Linhas Aéreas foram acolhidas no auditório do Instituto Oscar Freire, próximo à unidade central do Instituto Médico Legal (IML) de São Paulo. O atendimento será retomado neste domingo (11/08), a partir das 9h, por equipes da Defesa Civil Estadual e do IML. No instituto, os trabalhos seguem de forma ininterrupta para o reconhecimento das vítimas.
Os familiares foram orientados sobre a entrega de documentações médicas que possam auxiliar na identificação dos corpos, além da coleta de materiais biológicos para a realização de exames genéticos, quando necessário.
Para melhor atendimento a todos, a coleta de materiais genéticos segue uma ordem para seleção das famílias, iniciando por mãe e pai dos desaparecidos, mãe ou pai, mais filho ou cônjuge do desaparecido, filhos e cônjuge do desaparecido, mãe ou pai, mais irmão germano do desaparecido, irmão germano, mais filho e cônjuge do desaparecido, dois ou mais irmãos germanos do desaparecido.
O Governo de SP reservou acomodações em um hotel para os familiares das vítimas que chegam à capital para o reconhecimento dos corpos. Trinta e oito famílias já foram recebidas e são atendidas no local. A Secretaria de Desenvolvimento Social monitora os atendimentos. Após a acomodação nos hotéis, onde também receberão acompanhamento psicológico, os familiares serão orientados a irem até o Instituto Oscar Freire para o prosseguimento dos procedimentos para o reconhecimento.
As famílias de vítimas que residem em Cascavel, no Paraná, e na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e não quiserem se deslocar até a capital paulista, podem se apresentar aos núcleos de IML locais para a realização para o atendimento, entrega de documentação e coleta de material biológico.
Luto Oficial
O Estado de São Paulo decretou luto oficial de três dias em homenagem às 62 vítimas que estavam em um voo de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos, sendo 34 homens e 28 mulheres.
Retirada destroços
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), inicia neste domingo (11/08) a remoção dos motores da aeronave de matrícula PS-VPB, em Vinhedo (SP).
Os motores serão inicialmente armazenados em São Paulo (SP), nas instalações do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), Organização Militar da FAB subordinada ao CENIPA, para o prosseguimento das devidas averiguações técnicas.
A ação conta com a presença de representantes da Agência Francesa (Bureau D’enquetes Et D’analyses Pour La Securite De L’aviation Civile, France – BEA FRANÇA), por ser responsável pela fabricação da aeronave e, também, de representantes da Agência Canadense (Transportation Safety Board – TSB), responsável pela fabricação dos motores.