fbpx
Search
Close this search box.

‘Cavalos brancos’ completa trio de esculturas inauguradas em Jaguariúna

Cerimônia de inauguração contou com programação especial, apresentações de cavalos, Orquestra de Violeiros e Quarteto de Cordas

A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou neste sábado (7) a escultura “Cavalos Brancos”, localizada na rotatória da Avenida Marginal próximo ao Hospital Municipal. A obra é patrocinada pela Agro Maripá e completa o trio de esculturas assinadas pelo artista Rafael Brancatelli, produzidas e instaladas em comemoração aos 70 anos de Jaguariúna, celebrados no próximo dia 12 de setembro.

A inauguração contou com uma programação especial, que incluiu apresentação da Orquestra de Violeiros do Jaguary e do Quarteto de Cordas da Escola das Artes, além de uma apresentação com cavalos.

A primeira obra entregue foi “Jaguar Negro”, no último dia 24 de agosto. A segunda escultura inaugurada foi “Touro Indomável”, no dia 31, todas localizadas na Avenida Marginal, principal corredor viário da cidade e porta de entrada para o Circuito das Águas Paulista. Por isso, as obras também devem fomentar o turismo local.

“A escultura ‘Cavalos Brancos’ completa o trio de obras de arte, ao lado do ‘Jaguar Negro’ e do ‘Touro Indomável’. É mais um presente para todos os jaguariunenses, em um momento tão especial para nossa cidade, que comemora seus 70 anos na próxima semana. Estamos muito felizes com essa nova conquista, que valoriza ainda mais os espaços públicos e a cultura de Jaguariúna. Quero expressar meu sincero agradecimento ao artista Rafael Brancatelli, à Agro Maripá, que doou essa bela obra para Jaguariúna, e a todas as demais empresas e pessoas que tornaram esse projeto possível”, disse o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis.

Veja também:

Jaguariúna inaugura esculturas ícones da cidade: um jaguar e um touro  

A escultura “Cavalos Brancos” reafirma o significado desses animais para Jaguariúna, que é a “Capital Nacional do Cavalo”, e revive a história dos viajantes e tropeiros nas aberturas das rotas para o Sertão em busca do ouro. O cavalo simboliza inteligência, força e elegância.

Segundo o artista, com imponentes 5,15m de altura, os dois cavalos juntos “formam uma espécie de pórtico monumental para ser apreciado e fotografado pelos moradores e turistas”. Brancatelli se inspirou na raça Mangalarga Marchador para a concepção das esculturas, deixando claro sua própria leitura estética do animal, transmitindo também sensação de movimento e elegância.

Autor

Mais lidas

Empresário é encontrado morto em Americana

Mãe que matou filho com cocaína contou à polícia que havia apenas amamentado e colocado o bebê para dormir

Programação do Réveillon 2025 em São Paulo

Exclusivo: Homem que assassinou menino Mateus em Assis (SP) levava serrote em mochila

Cacá, zagueiro do Corinthians, tem foto íntima vazada

VEJA TAMBÉM