A Prefeitura de Atibaia decretou estado de emergência hídrica por causa da falta de chuvas e risco de falta de água. O objetivo da medida, que foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (11), visa evitar o desabastecimento de água na cidade.
De acordo com a prefeitura, a ‘Operação Estiagem’ tem como objetivo manter o abastecimento de água durante o período de seca que atinge o Brasil – mais da metade dos estados no país enfrenta o pior período de seca em 44 anos, afirma o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).
Com o decreto, a prefeitura pode, já a partir desta quarta-feira, realizar uma série de ações para evitar a falta de água, como por exemplo reduzir ou interromper o fornecimento de água tratada para residências, comércio e indústria.
“Este ano o déficit de chuvas e a seca comprometeram a vazão do Córrego do Onofre, responsável pelo abastecimento de 25% da população. Esta situação vem se agravado pelo aumento do consumo de água, principalmente às sextas-feiras e aos finais de semana”, explicou a Prefeitura de Atibaia.
“Por isso, a prefeitura e a Saae reforçam a importância da prática do consumo consciente da água, para que seja possível transpor este período com o menor impacto possível à população”, completou a gestão municipal.
O decreto permite ainda a aplicação de sanções para moradores que usem água tratada com mangueira para irrigação de jardins e para lavagem de calçadas e de veículos, com possibilidade de multa caso a sanção seja registrada mais de uma vez.
Os próprios moradores podem denunciar essas práticas quando as flagrarem por meio da Central de Atendimento (número 08000 112 190).
Por fim, o decreto prevê que o Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE), autarquia responsável pelo abastecimento de água em Atibaia, pode adotar providências em caso de desabastecimento para manter o fornecimento em hospitais, unidades de saúde, escolas e creches.