Foto: Divulgação do JBRJ
A adoção de documentos eletrônicos representa um avanço significativo em direção à sustentabilidade. Essa prática não apenas reduz o uso de papel, contribuindo para a preservação de florestas, mas também minimiza o consumo de recursos naturais e a geração de resíduos.
À medida que os sinais de mudança climática e degradação ambiental continuam a aumentar, um número crescente de organizações começou a implementar práticas de negócios ecologicamente corretas, como a ESG (abordagem que avalia como uma corporação incorpora em seu processo de tomada de decisão aspectos sociais, ambientais e de governança).
Muitas dessas práticas ambientalmente conscientes não apenas reduzem a pegada ecológica, mas também são decisões de negócios inteligentes que podem levar a fluxos de trabalho mais eficientes e a custos mais baixos.
De acordo com a pesquisa da AIIM Paper-Free Progress sobre o progresso em direção ao ambiente sem papel, reduzir o consumo de papel é uma das maneiras mais fáceis para as empresas criarem um ambiente mais sustentável e integrarem a ESG em seus processos empresariais, protegendo a Terra e ajudando seus negócios a prosperarem, como é o caso da adoção da digitalização de documentos.
Ainda segundo a pesquisa, a adoção de documentos eletrônicos é uma medida fundamental para promover a sustentabilidade. Ao reduzir o consumo de recursos e o impacto ambiental, essa prática não apenas beneficia o meio ambiente, mas também contribui para um futuro mais sustentável.