Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Comissão de Segurança autoriza porte de arma para advogados

O texto modifica o Estatuto da Advocacia e o Estatuto do Desarmamento para permitir que advogados portem armas em todo o Brasil
porte-de-arma.jpeg

A Comissão de Segurança Pública (CSP) aprovou um projeto de lei que permite que advogados tenham porte de arma de fogo para defesa pessoal. O PL 2.734/2021, do senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), presidente da comissão, recebeu apoio do relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE), e agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O projeto visa garantir que advogados, assim como juízes e promotores, possam se proteger de ameaças, já que não há hierarquia entre essas categorias. O texto modifica o Estatuto da Advocacia e o Estatuto do Desarmamento para permitir que advogados portem armas em todo o Brasil, com a regulamentação ficando a cargo da OAB.

Uma emenda do senador Sergio Moro (União-PR) foi aceita, exigindo que a OAB forneça um comprovante para os advogados mostrarem a necessidade do porte de arma. A emenda também proíbe que advogados entrem armados em tribunais, fóruns, presídios e outros lugares com regras de segurança próprias. Outra emenda, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), exige que os advogados comprovem ter capacidade técnica e aptidão psicológica para manusear a arma.

Flávio Bolsonaro defende que, devido ao risco de ameaças enfrentadas pelos advogados, o porte de arma seria uma forma de proteção. Ele citou dados da OAB, que mostram que entre 2016 e 2019, 80 advogados foram assassinados no Brasil.

O projeto também unifica outras propostas sobre o tema, como a de Cleitinho (Republicanos-MG), que trata do mesmo assunto, mas de forma mais simples, alterando apenas o Estatuto da Advocacia. A versão final do projeto agora inclui as mudanças nas duas leis mencionadas e delega à OAB a regulamentação.

Moro destacou que o projeto não dará porte de arma para todos os advogados, mas só para aqueles que cumprirem os requisitos legais, como idoneidade e capacidade técnica e psicológica. Ele também deixou claro que advogados não poderão entrar armados em tribunais ou outros locais com regras de segurança específicas.

Imagem: Reprodução/ Agência Brasil

Porte de arma

O Brasil tem observado mudanças significativas no número de armas de fogo em circulação, especialmente entre civis. A quantidade de armas registradas para uso pessoal ultrapassou a marca de 2,9 milhões ao final de 2022, mais que dobrando em relação a 2018, quando eram aproximadamente 1,3 milhão.


Continua após a publicidade

Quem Pode Ter a Posse de Arma no Brasil?

A legislação brasileira permite que determinados grupos obtenham a posse de armas de fogo, desde que cumpram critérios específicos estabelecidos pelo Estatuto do Desarmamento. Entre os elegíveis estão:​

  • Cidadãos com Interesse em Defesa Pessoal: Indivíduos com mais de 25 anos, sem antecedentes criminais, que comprovem residência fixa e capacidade técnica e psicológica para manuseio de armas.​
  • Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs): Pessoas envolvidas em atividades de colecionismo, tiro esportivo ou caça, que atendam a requisitos adicionais e sejam registradas no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma).​
  • Profissionais de Segurança: Policiais, guardas municipais e outros profissionais de segurança pública que necessitam de armamento para o desempenho de suas funções.​

Distribuição de Armas entre Gêneros e Profissões

Análises recentes revelam que 95,9% das armas registradas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm) estão sob posse de homens. Além disso, entre os registros de CACs, 96,4% pertencem a homens, evidenciando uma predominância masculina no universo armamentista do país.

Mais lidas
bike-santos-gratis (2)

Adolescentes confessam roubo a corrente de mulher que corria na orla de Santos

Mar ressaca onda mar avanço Susan Hortas Prefeitura Santos

NASA aponta que aumento do nível do mar fará cidades do litoral sumirem

Crime é investigado como feminicídio seguido de suicídio (Foto: Celso Ricardo)

Jovem é encontrada morta em Bragança Paulista; caso é investigado como feminicídio

casal encontrado morto em chácara

Casal é encontrado morto em caminhonete com as mãos amarradas

preservativo_-_julia_prado_-_ministerio_da_saude.webp

O Que é Stealthing? Justiça de SP determina aborto legal nesses casos

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.