O novo pontífice da Igreja Católica, Leão XIV, eleito nesta quinta-feira (8), já esteve em Campinas (SP) em 2008, quando ainda ocupava o cargo de superior-geral da Ordem de Santo Agostinho (Prior Geral). Na ocasião, participou da ordenação de um frei e celebrou uma missa na Paróquia Santo Antônio, localizada no bairro Ponte Preta.
A visita do agora Papa Leão XIV está ligada à sua trajetória à frente da Ordem Agostiniana, da qual foi superior-geral por três mandatos consecutivos. A Paróquia Santo Antônio, administrada por padres agostinianos, recebeu o então líder da ordem para uma celebração especial com a comunidade local.
“Na ocasião, o agora Papa celebrou a missa ao lado do arcebispo Dom Bruno Gamberini e acompanhou os votos de um dos irmãos”, relatou o padre Antonio Rodrigues Alves.
Fundada em 18 de janeiro de 1939, a Paróquia Santo Antônio é um dos mais tradicionais centros de evangelização de Campinas. Seu templo, em estilo neoclássico, representa a forte presença dos agostinianos na cidade, com uma atuação marcada pela devoção religiosa e por relevantes serviços sociais.
A Arquidiocese de Campinas confirmou a presença do Papa na missa de 2008 e publicou registros fotográficos do evento em suas redes sociais. Confira as imagens abaixo:



Novo Papa é Leão XIV; saiba quem é
Robert Francis Prevost é o novo Papa, chefe máximo da Igreja Católica e adotará a alcunha de Leão XIV. Prevost nasceu nos Estados Unidos da América, em Illinois, mas atuou como bispo emérito no Peru.
Continua após a publicidade
O novo Papa Leão XIV era muito próximo de Francisco e foi promovido a cardeal pelo argentino. A tendência é de que Leão XIV siga com um trabalho de continuidade ao ser comparado com o comando de Francisco.
Apesar de ser estadunidense, Leão XIV passou boa parte de sua vida como religioso na América Latina.
No primeiro trimestre deste ano, Prevost rebateu uma declaração de J. D. Vance, atual vice-presidente dos Estados Unidos. À época, Prevost afirmou que Jesus não pede para que exista um ‘ranqueamento’ de amor.