fbpx
Search
Close this search box.

Árvore de grade porte cai em cima de carro no Jardim Planalto, em Campinas

O Corpo de Bombeiros foi acionado e ninguém ficou ferido

Uma árvore de grande porte caiu na tarde desta terça-feira (3) sobre um veículo na Rua Antônio Carlos Rodrigues Signorelli, no Jardim Planalto. O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender à ocorrência e ninguém ficou ferido.

Moradores da região disseram que a árvore caiu por volta das 17h30 e os galhos atingiram um carro estacionado na rua. O veículo teve o para-brisa quebrado e o capô amassado.

Ocorrências desta terça-feira (3)

Houve oito quedas de árvores (Alphaville Dom Pedro, Chácara da Barra, DIC V, Vila Brandina (2), Cidade Jardim, Jardim Planalto e Fazenda Santa Cândida); queda de galho no Jardim do Sol; uma queda de muro no Condomínio Colinas do Ermitage (Sousas), quatro muros em risco de queda (Jardim Florence, Jardim Lisa, Vila Aeroporto I, Jardim Novo Maracanã). Foi registrado um imóvel em risco, também no Colinas do Ermitage, e um poste em risco no Jardim Maracanã.

Chuva

A chuva chegou a 42,15 milímetros (mm) nas últimas 12 horas, com acumulado de 92,55 mm em 72 horas. As equipes de diversas áreas estão mobilizadas para atuar na prevenção e para minimizar riscos em caso de chuvas intensas no município. 

A força-tarefa reúne a Defesa Civil e as secretarias que atuam diretamente no caso de ocorrência de eventos climáticos extremos: Serviços Públicos, Desenvolvimento e Assistência Social, Habitação/Cohab e Emdec (Empresa de Desenvolvimento de Campinas). Outras secretarias estão de sobreaviso para atuar caso necessário.

A cidade está em Estado de Atenção por causa do alto volume de chuvas. Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura mantém atenção redobrada em áreas mais vulneráveis. A Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 300 pessoas para garantir a organização e limpeza da cidade, retirada de árvores e galhos que tenham caído por causa de chuvas e ventos, conserto de galerias e afundamento de vias.

Prefeitura de Campinas mantém parques e bosques fechados

A Prefeitura de Campinas vai manter os 25 parques e bosques públicos da cidade fechados nesta quarta-feira (4). A situação será reavaliada amanhã (5). O índice de chuva acumulado nas últimas 72h é de 136 milímetros. Para garantir a segurança dos visitantes, os parques estão fechados desde às 10h desta terça-feira, 3. A cidade continua em Estado de Atenção.

O fechamento dos parques e bosques ocorre, via de regra, a partir de 80 milímetros de chuva em 72 horas. A Defesa Civil registrou 136 milímetros acumulados nos últimos três dias e o solo está muito encharcado.

“Vamos monitorar e reavaliar a situação nesta quinta-feira. Os parques públicos são áreas bem arborizadas. Então nessas condições é melhor evitar a frequência de visitantes. Fazemos o manejo das árvores, porém as chuvas, o vento e o solo encharcado podem derrubar mesmo as árvores saudáveis”, diz o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella.

Bloqueios no trânsito 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) liberou o tráfego na rua General Marcondes Salgado ao lado do Bosque dos Jequitibás. De manhã, a pista foi fechada, mas a Emdec continua a monitorar o local, que poderá ser bloqueado novamente. A pista interna da avenida Heitor Penteado que circunda a Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) segue bloqueada. O bloqueio viário é adotado no trecho desde a altura da avenida Almeida Garret até o balão onde está situado o 4º Distrito Policial (DP). O objetivo é reduzir a circulação de condutores nestas regiões arborizadas, minimizando o risco de acidentes. A Emdec segue orientações da Defesa Civil.

Serviço

Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores; 

Ligue 118 para emergências de trânsito;

Ligue 193 para situação de emergência.

Autor

Mais lidas

Colisão entre carro e carreta mata motorista e interdita Dom Pedro

Motociclista morre após bater contra árvore em Campinas

Bombeiro de folga salva bebê engasgado com a própria saliva em Praia Grande; Vídeo

Mítico, do podpah, tem vídeo íntimo vazado na internet

Médico “fantasma” que teria recebido R$ 60 mil sem trabalhar é demitido em Valinhos; Vídeo

VEJA TAMBÉM