Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

Caso de racismo contra goleiro interrompe São José e Portuguesa Santista no Paulistão

São José superou por 3 a 0, na noite de quinta-feira (20), em Santos
VTV News - 2025-02-21T092427.629

Torcedores da Portuguesa Santista cometeram atos de racismo contra o goleiro Tom Cristian no confronto contra o São José, válido pela Série A2 do Campeonato Paulista, na noite da última quinta-feira (20), em Santos, na Baixada Santista. Aos 30 minutos do segundo tempo, a arbitragem encerrou o jogo.

O episódio lamentável marcou a partida no Estádio Ulrico Mursa. Após o terceiro gol do São José, a própria torcida demonstrou sua ‘ira’, atirou objetos no campo e insultou o goleiro. Atletas tentaram conter a situação, enquanto a Polícia Militar (PM) reforçou a segurança no setor.

Em um comunicado nas redes sociais, o jogador da Briosa relatou que foi alvo de insultos raciais enquanto defendia sua equipe. “Não cabe repetir aqui o que ouvi dentro de campo para me desmerecer. Mas até quando iremos viver casos deste tipo?”, desabafou.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) repudiou o caso e anunciou que presta suporte ao atleta. A entidade encaminhou o caso às autoridades competentes e ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) para apuração e punições.

A diretoria da Portuguesa Santista, por sua vez, afirmou estar empenhada em identificar os responsáveis e reforçou compromisso com a luta contra o preconceito racial. “A Briosa é o clube que enfrentou o Apartheid e, por isso, repudia o episódio de racismo relatado pelo goleiro Tom”.

São José vence a Portuguesa Santista em jogo na Série A2 do Paulista

Sem grandes chances no primeiro tempo, o São José voltou determinado a mudar o jogo na etapa final. Aos cinco minutos, Thiago Rubim cruzou pela esquerda, e Cristiano cabeceou para marcar. O gol inicial impulsionou a confiança da Águia do Vale.


Continua após a publicidade

Com a vantagem, o São José explorou falhas da defesa lusitana e ampliou aos 16 minutos. Pablo Gabriel deu um passe preciso entre os zagueiros, encontrando Rodrigo Varanda livre na área. Varanda rolou para Thiago Rubim, que bateu firme e marcou o segundo gol da noite.

Desestabilizada, a Portuguesa Santista não conseguiu reagir e sofreu o terceiro gol aos 30 minutos. Em cobrança de escanteio, Alexandre Aruá subiu mais alto que a defesa e cabeceou para as redes. Foi neste momento que começou a confusão envolvendo a torcida da Briosa.

Racismo interrompe partida

O trio de arbitragem e o delegado do jogo interromperam a partida por quase 20 minutos enquanto dialogavam com jogadores e membros da comissão técnica da Portuguesa Santista.

A equipe recusou seguir com o confronto, e a decisão foi tomada de encerrar o jogo oficialmente.

Com o resultado, o São José subiu para a 7ª colocação, enquanto a Briosa entrou na zona de rebaixamento, ocupando o 15º lugar. A Portuguesa enfrentará a Ferroviária no próximo domingo (23), em Araraquara.

Autor

Mais lidas
bike-santos-gratis (2)

Adolescentes confessam roubo a corrente de mulher que corria na orla de Santos

Mar ressaca onda mar avanço Susan Hortas Prefeitura Santos

NASA aponta que aumento do nível do mar fará cidades do litoral sumirem

Crime é investigado como feminicídio seguido de suicídio (Foto: Celso Ricardo)

Jovem é encontrada morta em Bragança Paulista; caso é investigado como feminicídio

casal encontrado morto em chácara

Casal é encontrado morto em caminhonete com as mãos amarradas

preservativo_-_julia_prado_-_ministerio_da_saude.webp

O Que é Stealthing? Justiça de SP determina aborto legal nesses casos

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.