Indicação visual de conteúdo ao vivo no site
Indicação visual de conteúdo ao vivo

São Paulo confirma primeiro caso de febre amarela em humano em 2025

A vítima esteve em Socorro, na região de Campinas, onde contraiu a doença
1105907-rovros_abr_25012018_6076_1

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou o registro do primeiro caso de febre amarela em humano neste ano. Trata-se de um homem de 27 anos, morador da capital paulista.

Ele esteve em Socorro, na região de Campinas, onde também houve notificação recente de um caso de febre amarela em macaco.

A Prefeitura de Socorro confirmou nesta terça-feira (13) os dois casos na zona rural do município: um em um macaco-prego e outro em um homem de 27 anos, morador da capital paulista, que esteve na cidade recentemente.

Ainda de acordo com a prefeitura, o macaco foi encontrado na zona rural e, após ser levado a um veterinário, não resistiu. Já o paciente humano esteve hospedado em uma chácara na zona rural de Socorro entre os dias 28 e 30 de dezembro e não possui histórico de vacinação contra a febre amarela. Ele permanece internado.

A Vigilância de Endemias da Secretaria Estadual de Saúde de Socorro realizará uma busca ativa na região onde ele esteve hospedado, adotando todas as medidas preventivas.

Em 2024, o estado de São Paulo registrou dois casos da doença em humanos, sendo um autóctone (com origem dentro do estado) e outro de um homem contaminado em Minas Gerais, que faleceu.

O Instituto Adolfo Lutz já confirmou nove casos da doença em macacos, sendo sete na região de Ribeirão Preto, um em Pinhalzinho e outro em Socorro.

As ações de vigilância em saúde e vacinação foram intensificadas nessas regiões, além da recomendação de cuidados para quem for viajar para áreas de mata.

A vacina contra a doença está disponível em postos de saúde e deve ser aplicada ao menos 10 dias antes do deslocamento para regiões com casos.


Continua após a publicidade

Febre amarela

A febre amarela é transmitida pela picada de mosquitos silvestres. Um indicador de sua presença se dá com a morte de macacos, que também sofrem com altos índices de mortalidade quando contaminados.

O avistamento de macacos mortos deve ser informado às equipes de saúde do município. 

Os sintomas iniciais da febre amarela são febre súbita, calafrios, dores intensas no corpo e cabeça, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza recorrentes.

*Com informações da Agência Brasil*

Mais lidas
A Teoria do Elo expõe a correlação entre violência doméstica e maus-tratos animal (Foto: arquivo pessoal)

O que é a Teoria do Elo, a conexão oculta entre violência doméstica e maus-tratos a animais?

morte dengue rio claro

Bragança Paulista confirma primeira morte por dengue em 2025

festa peão paulínia igor tuzuki FPP

Festa do Peão de Paulínia fecha edição 2025 com crescimento de 75%

Feriado de Tiradentes (Foto: Acervo Público)

Dia de Tiradentes é ponto facultativo ou feriado nacional? Entenda

IMG_9915

Conheça o novo estádio provisório do Bragantino! Investimento de R$ 22 milhões

VEJA TAMBÉM

Gostaria de receber as informações da região no seu e-mail?

Preencha seus dados para receber toda sexta-feira de manhã o resumo de notícias.

add_action( 'wp_footer', function(){ ?> const lazyloadRunObserver = () => { const lazyloadBackgrounds = document.querySelectorAll( `.e-con.e-parent:not(.e-lazyloaded)` ); const lazyloadBackgroundObserver = new IntersectionObserver( ( entries ) => { entries.forEach( ( entry ) => { if ( entry.isIntersecting ) { let lazyloadBackground = entry.target; if( lazyloadBackground ) { lazyloadBackground.classList.add( 'e-lazyloaded' ); } lazyloadBackgroundObserver.unobserve( entry.target ); } }); }, { rootMargin: '200px 0px 200px 0px' } ); lazyloadBackgrounds.forEach( ( lazyloadBackground ) => { lazyloadBackgroundObserver.observe( lazyloadBackground ); } ); }; const events = [ 'DOMContentLoaded', 'elementor/lazyload/observe', ]; events.forEach( ( event ) => { document.addEventListener( event, lazyloadRunObserver ); } );